InícioDicas de saúdeVocê sabe calcular a quantidade de sal que consome diariamente?

Você sabe calcular a quantidade de sal que consome diariamente?

Você sabe calcular a quantidade de sal que consome diariamente?
O consumo elevado de sódio, além de causar a hipertensão arterial, participa diretamente no desenvolvimento de transtornos cardiovasculares, principal causa de morte no mundo.
As diretrizes brasileiras de consumo de sal recomendam a ingestão diária máxima de 5 g. A triste realidade é que no Brasil um adulto consome de 12 a 15 g por dia (mais que o dobro do recomendado).
Uma boa parte do sal consumido diariamente vem de alimentos processados. Por isso, é fundamental conhecer a quantidade de sal presente nestes alimentos.
Evite adicionar muito sal na hora de cozinhar os alimentos e tire o saleiro da mesa. Lembre que 1 kg de sal iodado é suficiente para suprir uma família de 4 pessoas durante 50 dias.
É importante lembrar que 1 g de sal contém 400 mg de sódio.
Conheça o seu consumo diário de sal por meio desta calculadora do Ministério da Saúde:

CALCULADOR DE SÓDIO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE – CLIQUE AQUI

Faça a sua parte nessa luta do bem e assuma o controle de sua saúde realizando um consumo alimentar mais consciente!

 

Everson Bertazo – Enfermeiro AIS – Coren/SC 134.791

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Portal do Departamento de Atenção Básica. Você sabe a quantidade de sal consumida diariamente? Disponível em:  http://dab.saude.gov.br/portaldab/calculo_sodio.php. Acesso em: 12 mar. 2019.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Population sodium reduction strategies. Disponível em: https://www.who.int/dietphysicalactivity/reducingsalt/en/. Acesso em: 12 mar. 2019.

ASSUNTOS RELACIONADOS