InícioSem categoriaCada mãe, uma história

Cada mãe, uma história

Sabemos que vida de mãe não é fácil. Cuidar dos filhos, trabalhar, preocupar-se com o marido, com a família, com a casa, aquela correria do dia a dia. Como diz o ditado popular, “coração de mãe sempre cabe mais um”. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para elas, que cuidam de todos a sua volta e às vezes não cuidam tanto de si mesmas.

 

Durma bem: você também precisa de uma boa noite de sono. Durante o sono, o corpo diminui a produção de cortisol e adrenalina, ajudando a diminuir o estresse. Além disso, o sono rejuvenesce a pele.

 Divirta-se! Faça o que você ama: reserve tempo para você, leia um livro, assista um filme, medite ou ouça uma música. Pense em algo que lhe proporcione prazer.

 Coma melhor e compartilhe as suas habilidades culinárias: provavelmente existe alguma comida que só a sua mãe prepara e só de pensar nela você pode lembrar do aroma e do sabor. Manter essas lembranças é uma das formas de contar a sua história de vida e a família toda tem um importante papel na manutenção dessas lembranças. Incluir toda a família na preparação dos alimentos e ter um livro de receitas, além de ser uma forma de registro, é um incentivo para a alimentação saudável.

  Permaneça ativa! Faça exercícios: movimentar o corpo todos os dias só traz benefícios para o corpo e para a mente. Se o seu problema for tempo, faça treinos mais curtos com maiores intensidades. Treinos assim trazem resultados significativos. Torne o exercício uma prioridade. Separe tempo para treinar.

 Prefira alimentos saudáveis: os alimentos in natura ou minimamente processados (frutas, hortaliças, cereais integrais, feijão e outras leguminosas, carnes, ovos e leite) possuem todos os nutrientes importantes para ter uma alimentação que promova a saúde. Ter uma alimentação saudável é uma forma de cuidar de si mesma.

 Motive toda a família a manter a saúde em dia: Divida as tarefas domésticas com a família. Envolva as crianças com atividades lúdicas, nos exercícios físicos, na limpeza, no preparo dos alimentos e reserve um tempo em família para realizar as refeições juntos à mesa, sem aparelhos eletrônicos. Essas são maneiras de tornar as atividades simples mais prazerosas e saudáveis para todos.

 

Daniel Mario Duarte – Profissional de Educação Física – CREF 022311-G/SC

 Mirela Christmann – Nutricionista – CRN10 6619

 

ASSUNTOS RELACIONADOS