InícioDicas de saúdeSeja doador de sangue

Seja doador de sangue

O sangue é o maior transportador de nosso corpo, levando aos órgãos e tecidos nutrientes essenciais para o funcionamento de nosso organismo. Infelizmente não possui substituto, a única forma de reparar a perda ocasionada por um acidente grave, cirurgia, doença hemorrágica ou qualquer situação que leve a perda de grande volume de sangue é através da doação feita por outra pessoa. Com apenas uma doação, uma pessoa pode salvar até quatro vidas.

A doação consiste na retirada de aproximadamente 450 ml de sangue, menos de 10% do volume disponível no corpo. Essa quantidade é reposta naturalmente pelo organismo em cerca de 24h, não causando nenhum prejuízo à saúde. Todo o processo da doação leva em torno de 55 minutos e é assistido por uma equipe técnica especializada. Um homem saudável pode doar até quatro vezes ao ano, já uma mulher até três. Porém, se cada pessoa realizasse ao menos duas doações ao ano, não haveria falta de sangue para os procedimentos em que a transfusão se faz necessária.

O que é necessário para doar:

  • Ter idade entre 18 e 69 anos. Doadores com idade de 16 e 17 anos são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal.
  • O limite de idade para primeira doação é de 60 anos.
  • O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo.
  • Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas).
  • Apresentar documento emitido por órgão oficial com foto que permita a identificação.
  • Ter repousado bem na noite anterior à doação.
  • Evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas nas 4 horas que antecedem a doação.
  • Não ter consumido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas.
  • Não ter sido exposto a situações de risco acrescido para infecções sexualmente transmissíveis nos últimos 12 meses.

 

Neste momento de distanciamento social, os hemocentros de cada região estão adotando procedimentos específicos para doação a fim de evitar picos de fluxo de pessoas. Para saber como está ocorrendo a doação em sua região, entre em contato com o hemocentro de sua cidade. No site: www.saude.gov.br/doacao-de-sangue, você tem acesso a uma lista de contatos e endereços dos hemocentros de cada estado.

Doe sangue! É uma atitude nobre de empatia e compaixão, que faz bem para quem doa e para quem recebe.

Jackson R. Ricardo – Profissional de Ed. Física – CREF 025490-G/SC

ASSUNTOS RELACIONADOS