InícioDicas de saúdeDispositivos tecnológicos auxiliam na saúde física

Dispositivos tecnológicos auxiliam na saúde física

O Brasil é o líder no ranking de sedentarismo na América Latina e o quinto mais sedentário do mundo. Quase metade da população brasileira (47%) não pratica o mínimo de exercício para manter o corpo saudável. O recomendado é de 150 minutos por semana. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A redução de atividades provocada por diversos fatores, como falta de tempo, preguiça, falta de interesse pelo exercício, motivação e outros, leva uma perda maior de condicionamento físico, a “instalação” do ciclo vicioso da vida sedentária e maiores chances de desenvolver obesidade, diabetes e hipertensão. A atenção deve ser redobrada neste momento de quarentena, quando aumentamos o tempo de repouso em nossas casas.

Já foi o tempo em que os aparelhos tecnológicos eram coisa de sedentários e preguiçosos. Hoje o mercado tecnológico desenvolve variados dispositivos eletrônicos para auxiliar no cuidado da nossa saúde, novos aliados da prática de exercícios. Os wearables, também chamados de gadgets vestíveis, ganharam destaque.

Nessa categoria de dispositivos inclui rastreadores de atividades físicas (GPS), smartwatches (relógios inteligentes), smartphones com infinitos apps de saúde, monitores de batimentos cardíacos e até mesmo roupas inteligentes (roupas que informam quanto seu músculo contrai durante um movimento).

Os smartphones e braceletes são capazes de calcular batimentos cardíacos, perda de calorias, horas dormidas, quantidade de passos percorridos, alertar para tomar água e até mandar um lembrete para você não desistir do treino programado.

Os videogames ativos são uma ótima ferramenta para as crianças e adultos, por que não? Que tal se manter ativo e se divertir dançando em um jogo com seus filhos?

A tecnologia chegou para ficar na área fitness. Os gadgets, mais do que auxiliar, podem incentivar a uma vida mais saudável com atividade física.

Não fique parado, cuide da sua saúde! Mexa-se!

Daniel Mario Duarte – Profissional de Educação Física – CREF 022311-G/SC

ASSUNTOS RELACIONADOS