InícioDestaqueO que a ciência diz sobre o riso? Veja os Benefícios

O que a ciência diz sobre o riso? Veja os Benefícios

Já faz tempo que a ciência tem estudado sobre o riso e seus efeitos principalmente na saúde do ser humano, mas o que tem sido comprovado?  

Na década de 60 viu-se que o estado de felicidade e o tratamento humanizado de fato auxiliavam na recuperação de pacientes hospitalizados. O médico Hunter Doherty Adams trouxe estudos que contribuíram inclusive na criação de métodos com humor utilizados em hospitais como complemento aos tratamentos já realizados. Alguns dos quais conhecemos hoje como Doutores da alegria que utilizam técnicas e brincadeiras para trazer sorrisos aos hospitalizados e assim auxiliar em sua melhora.

Mas como de fato a risada auxilia na saúde?  

O Médico Lee Berk monitorava o corpo, coração, musculatura e cérebro de pessoas através de experimentos no momento em que estavam rindo, um desses estudos, colocou voluntários para assistir um programa de humor americano. Após o período do programa, identificou-se que os níveis de colesterol e pressão sanguínea medidos anteriormente haviam caído de forma significativa. Os mesmos voluntários viram também um filme de drama relacionado à guerra e não se viu nenhuma melhora nos indicadores acima citados. 

Em lembrança ao Dia Internacional do Riso, vamos falar como ele pode auxiliar também nas nossas vidas? A ciência tem comprovado que: 

  • Rir reduz em 10% a sensação da dor 
  • Diminui o estresse, pois, os hormônios como cortisol e adrenalina caem
  • Ajuda a fortalecer o sistema imunológico
  • Contribui para o bem-estar emocional combatendo sintomas depressivos
  • Diminui os níveis de colesterol e pressão sanguínea
  • Gera um estado emocional mais positivo

Além desses pontos diversos outros tem sido estudados e já se sabe que o riso auxilia também nas conexões sociais, nos estados de humor positivos, nas conexões com o que é importante e relevante para cada um. 

Diante disso o que nos resta é criar momentos em que possamos rir. Sabemos que nem sempre estaremos alegres, e é por isso que devemos incluir atividades que despertem o riso ao longo dos nossos dias.

Você sabe o que te faz rir? De forma prática escreva pelo menos 3 coisas, sejam elas pessoas, situações, atividades, passeios, filmes e outros, que façam você rir. A partir daí você terá mais claro quais ferramentas pode utilizar intencionalmente para promover mais saúde em sua vida. Ria mais, divirta-se mais, tenha mais saúde!  

Fontes: 

MATRACA, M. V. C.; WIMMER, G.; ARAÚJO-JORGE, T. C. DE. Dialogia do riso: um novo conceito que introduz alegria para a promoção da saúde apoiando-se no diálogo, no riso, na alegria e na arte da palhaçaria. Ciência & Saúde Coletiva, v. 16, n. 10, p. 4127–4138, out. 2011.

ARTECHE, A.; TORRO, N. QUÃO ÚNICAS SÃO AS EMOÇÕES? DESENVOLVIMENTO DAS EMOÇÕES. PUCRS: Pós-Graduação em Terapia Cognitivo Comportamental, 2020.

ASSUNTOS RELACIONADOS