terça-feira, agosto 9, 2022
InícioDicas de saúdeOs benefícios da meditação

Os benefícios da meditação

Você tem a prática de meditar? Você sabia que pessoas que incluem a meditação em suas rotinas tem a tendência de ter mais saúde? Hoje, em homenagem ao dia mundial da meditação, queremos trazer para você alguns benefícios desta prática.meditação

Meditar nos dias atuais cada vez mais tem deixado de ser algo que remetemos a espiritualidade e transcendência. Com a expansão do termo MINDFULNESS temos compreendido que meditar se trata de perceber e manter atenção no momento presente, conectando-se com os pensamentos sem julgá-los. Portanto, esqueça aquela visão de um monge isolado no alto de uma montanha e traga a meditação para a sua realidade: meditar no ônibus, ao acordar, durante o café da manhã, no intervalo do trabalho e assim por diante. Quanto mais trouxermos consciência do que está acontecendo nos nossos pensamentos, mais consciência teremos do que está impactando nossa vida.

Vamos conferir abaixo alguns benefícios da PRÁTICA da meditação:

Meditar diminui o estresse e ansiedade – Quando fazemos um exercício de respiração intencional, como na meditação, estamos mandando sinais de relaxamento para o nosso corpo. Deixamos de tensionar músculos e diminuímos o fluxo de pensamentos futuros.

Trás mais clareza para decisões – Ao meditar os sistemas responsáveis pela concentração, atenção, aprendizagem e memória são estimulados.

Mais equilíbrio mental e emocional – A medida que praticamos a meditação, desaceleramos nossas reações emocionais mais intensas e conseguimos muitas vezes pensar de formas mais racionais

Ajuda a sair do piloto automático – Parar uns minutinhos para nos conectar com nossos pensamentos, emoções e sentimentos nos ajuda a melhorar a consciência daquele dia e momento específico e nos conecta com o momento atual, nos fazendo desligar do automaticismo que entramos com nossas rotinas corridas e cheias de tarefas

 Nos ajuda a lidar com os desafios de uma forma mais leve – Quem medita também passa por dificuldades, assim como todos os seres humanos, porém, a velocidade com que conseguimos relaxar em situações estressantes depende muito do repertório de relaxamento que já possuímos. Pessoas que tem a PRÁTICA de meditação, tendem a ver as situações como menos ameaçadoras.

A meditação somada a outras práticas de saúde, nos garantem uma condição mental favorável. Ainda que tenhamos situações estressantes no mundo, em nossos trabalhos, na família, etc., podemos hoje ainda começar a lidar com o estresse, a ansiedade e outros sintomas tão presentes nos nossos dias. Deixo aqui a dica de uma série de vídeos de meditação guiada que podem ser vistos tanto no Netflix como no Youtube de forma gratuita: HEADSPACE (guia prático de meditação que explica os benefícios da prática e o que causa em nosso corpo).  Vamos praticar? Comece hoje mesmo!

__________

Referência: ASSIS, Denise de. OS BENEFÍCIOS DA MEDITAÇÃO: melhora na qualidade de vida, no controle do stress e no alcance de metas, 2013. Https://revistas.pucsp.br/Acesso em: 24 maio 2022.

ASSUNTOS RELACIONADOS