A campanha do Novembro Azul na sua origem visava a conscientização sobre o câncer de próstata, entretanto atualmente devemos considerar que é um momento para realizar a atenção integral à saúde do homem. Historicamente o homem procura menos atendimento de saúde que a mulher e é preciso aproveitar o momento em que ele procura o atendimento para fortalecer o vínculo com a equipe de saúde e adotar medidas preventivas, como medir a pressão arterial, estimular a prática de atividade física e orientar sobre alimentação saudável.
Todo homem deve fazer o PSA?
A recomendação do exame de PSA não é universal, ou seja, não é recomendado que todos os homens façam o PSA. A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que a partir dos 50 anos de idade o médico e o paciente podem discutir e decidir em conjunto sobre os riscos e benefícios de realizar o exame de PSA. Essa recomendação se deve aos resultados de estudos que mostram que a realização do exame pode trazer riscos ao paciente por excesso de diagnóstico e por efeitos adversos de exames e de tratamentos.
Quem deve fazer o PSA?
O exame de PSA é recomendado para os homens, principalmente acima de 50 anos, que apresentam sintomas urinários como diminuição do jato da urina, demora em começar o jato e aumento da necessidade de urinar à noite para investigação de câncer de próstata. Homens de alto risco para câncer de próstata, como aqueles cujo pai ou irmão teve a doença antes dos 60 anos, podem considerar iniciar a investigação a partir dos 45 anos após decisão conjunta com o médico.
Procure seu profissional de saúde. Não deixe de realizar o acompanhamento de rotina. Cuidar de si não é sinal de fraqueza. Tenha bons hábitos. Novembro Azul, saúde também é papo de homem!
Fonte:
TelessaúdeRS-UFRGS – Disponível em: https://www.ufrgs.br/telessauders/campanhas/novembro-azul/.
INCA. Câncer de próstata: vamos falar sobre isso? – Disponível em: https://www.inca.gov.br/publicacoes/cartilhas/cancer-de-prostata-vamos-falar-sobre-isso.
Sociedade Brasileira de Urologia – Disponível em: https://portaldaurologia.org.br/medicos/noticias/aconselhamento-para-o-diagnostico-precoce-do-cancer-de-prostata/.