InícioNotíciasCongresso da UNIDAS será em Florianópolis, em novembro

Congresso da UNIDAS será em Florianópolis, em novembro

O 25º Congresso Internacional UNIDAS, evento importante da saúde suplementar, acontecerá em Florianópolis, entre 16 a 18 de novembro e debaterá, dentre outros, os desafios para a sustentabilidade das autogestões. O palco das discussões será o Centro-Sul, no aterro da baía sul.

A UNIDAS – União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde é uma entidade associativa sem fins lucrativos, representante das operadoras de autogestão do Brasil. A autogestão em saúde é o segmento da saúde suplementar em que a própria instituição é a responsável pela administração do plano de assistência à saúde oferecido aos seus empregados, servidores ou associados e respectivos dependentes. É administrado pela área de Recursos Humanos das empresas ou por meio de uma Fundação, Associação ou Caixa de Assistência – e não tem fins lucrativos. Atualmente, a UNIDAS congrega cerca de 4 milhões de vidas e mais de 100 filiadas, que correspondem a 11% do total de vidas do setor de saúde suplementar.

Visita à SIM

si unidas
Conselheiros e gerentes da SIM receberam o presidente da UNIDAS.

Em 25 de agosto do corrente ano, a reunião ordinária do Conselho Deliberativo da SIM teve a participação do Presidente da UNIDAS, Anderson Mendes, que apresentou as ações que estão sendo realizadas pela entidade buscando uma maior integração das autogestões em saúde.

O projeto da UNIDAS representa um importante passo na busca da consolidação do sistema de saúde – a integração entre as autogestões é de fundamental importância para a sobrevivência do setor.

O presidente UNIDAS, reforçou que as autogestões não são concorrentes entre si, e que a união entre as entidades solidifica o setor e dá força de barganha junto aos credenciados/prestadores para oferecimento de um serviço de saúde com qualidade para os beneficiários do setor.

Segundo Mendes, há necessidade de olhar com outro viés no credenciamento dos prestadores, visando aprimorar a qualidade dos serviços oferecidos aos beneficiários, com o foco na excelência na saúde suplementar.  Destacou, ainda, que o objetivo da Unidas, é agregar valor às entidades filiadas, oferecendo um gama de conhecimento na plataforma da entidade, bem como discutir e defender no judiciário, órgão regulamentador, dentre outros, os interesses dos planos de saúde, na modalidade de autogestão, com todas as suas particularidades no meio da saúde suplementar

Em outras unidades da federação, já existe uma integração maior das autogestões em projetos em que dividem a gestão de programas, como por exemplo, em Belo Horizontem com a implementação de uma clínica de APS (Atenção Primária a Saúde) com médicos, enfermeiras (os) voltados ao atendimento aos participantes no conceito de médico de família. Os resultados dessas ações conjuntas têm se demonstrado excelente, com a prática de uma medicina onde o centro das atenções são os beneficiários dos planos de saúde na modalidade autogestões.

VEJA A PROGRAMAÇÃO DO CONGRESSO DA UNIDAS

ASSUNTOS RELACIONADOS