InícioDestaque CapaSIM completa 37 anos em uma jornada de compromisso e inovação em...

SIM completa 37 anos em uma jornada de compromisso e inovação em saúde

No dia 30 de setembro de 1986 nascia uma ideia que viria a transformar a realidade da assistência à saúde para um público jovem. A SIM – Caixa de Assistência à Saúde foi fundada com um objetivo claro: fortalecer a FUSESC, uma entidade de previdência complementar (EFPC) que, naquela época, estava longe de ser atrativa para jovens com uma média de 27 anos de idade.

De acordo com o Diretor Executivo da SIM, Alfeu Luiz Abreu, a previdência tradicional exigia 35 anos de contribuição, algo distante das perspectivas de jovens que, naquela fase de suas vidas, almejavam carreiras nas empresas do Sistema Financeiro BESC/CODESC. Era necessário criar um atrativo para o presente e este atrativo era um plano de saúde.

“Outro dado relevante e que contribuiu para a criação da SIM foi que os empregados do Sistema Financeiro BESC/CODESC, até então, eram atendidos pelo INAMPS (cujo serviço não era o mais eficiente), com isso, os empregados que necessitavam de atendimento médico se submetiam às filas por ordem de chegada, comprometendo, muitas vezes, os serviços dos funcionários, principalmente os profissionais de agências, que não podiam se afastar do serviço por muito tempo”, explica Abreu.

Ao longo de 37 anos de história, a SIM conquistou uma série de marcos significativos. Entre eles, destacam-se a criação do Plano de Saúde em 1986, a fundação da Policlínica em 1987, a extensão do Plano de Saúde para os familiares, a implementação do plano odontológico e a aquisição do primeiro Tomógrafo computadorizado de Florianópolis, instalado no Hospital de Caridade. A criação do Centro de Bio-Imagem (CBI), que abrigou a primeira Ressonância Magnética de Florianópolis, foi mais um passo importante na busca contínua pela excelência em saúde.

Durante a trajetória, no campo das parcerias, a SIM também realizou estudos com outras entidades ligadas a Fundos de Pensão para a construção de um Hospital, convidando, na época, a UNIMED para ser parceira das entidades de autogestão. Além disso, iniciou estudos com a Santa Catarina Seguros para criar um fundo de capitalização visando a contribuição dos ativos para a formação de reservas que, quando aposentados, pudesse ajudar a cobrir parte das contribuições realizadas pelas patrocinadoras enquanto eram ativos.

Confira algumas fotos de momentos históricos da SIM:

Jornal anuncia a criação legal da SIM em 30/09/1986

Futuro – Para o futuro, a SIM acredita que o espírito de associação das entidades de autogestão, que nasceu em meados dos anos 90, é fundamental para a sobrevivência dos planos de saúde.

“Atualmente, as autogestões estão unidas em uma série de ações através da ACASA – essa é a nossa grande aposta, pois entendemos que: “um nada faz é o conjunto que opera”. A união das entidades representa, ainda, um universo considerável de beneficiários, permitindo uma série de ações que permitem a redução de custos para todos”, explica o Diretor Executivo.

A SIM está comprometida em continuar inovando e adaptando-se às necessidades em constante evolução, em benefício de seus associados, mantendo sempre o foco na qualidade da assistência à saúde.

À medida que celebramos os 37 anos de dedicação à saúde, olhamos para o futuro com entusiasmo e compromisso renovados. A SIM agradece a todos que fazem parte desta jornada!

Ao celebrar os 37 anos de história, convidamos você a conhecer mais sobre os bastidores da fundação da SIM e sua trajetória ao longo dos anos. Em uma entrevista exclusiva, Aloysio Gentil Costa, que não apenas foi Diretor Superintendente da SIM durante sua fundação, mas também é um beneficiário até os dias de hoje, compartilha suas experiências, visões e memórias.

Acesse a entrevista completa aqui.

ASSUNTOS RELACIONADOS