InícioDicas de saúdeAlimentação e Câncer de Mama

Alimentação e Câncer de Mama

O câncer de mama é causado pela interação de múltiplos fatores, incluindo a genética, o ambiente e o estilo de vida. Dentre os aspectos do estilo de vida está a alimentação. Muitos alimentos contêm nutrientes com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias (como fitoesteróis, vitaminas C e E e betacaroteno) que têm funções protetoras das células. Esses nutrientes não são consumidos isoladamente na alimentação e é a combinação deles que traz os benefícios que os alimentos podem oferecer. Nos últimos anos tem se demonstrado que, mais importante que o consumo de nutrientes isolados, a adoção de um padrão alimentar saudável pode contribuir para a diminuição do risco do desenvolvimento de câncer, inclusive de mama. O padrão alimentar diz respeito a um conjunto de alimentos frequentemente consumidos por indivíduos ou populações.

E qual é o padrão alimentar que contribui para a redução do risco do câncer de mama? É aquele que considera os seguintes aspectos:

  • Consumir diariamente frutas, vegetais (legumes e verduras), grãos e cereais integrais, carnes brancas (como peixes e aves com pouca gordura) e alimentos com reduzido teor de gordura (por exemplo, leite desnatado).
  • Preparar os alimentos de maneira cozida, assada ou refogada, utilizando pouco óleo vegetal (por exemplo, azeite de oliva ou canola).
  • Limitar o consumo de carnes vermelhas e grãos e cereais refinados (por exemplo, farinha de trigo branca, arroz branco, etc.).
  • Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados, os quais são conhecidos por apresentarem alta quantidade de gorduras e açúcares. Por exemplo, embutidos (salsicha, presunto, mortadela), bebidas açucaradas (refrigerantes, sucos de ‘caixinha’ ou em pó, achocolatados), margarinas, sorvetes, etc.
  • Evitar o consumo excessivo e frequente de bebidas alcoólicas.

Esse padrão alimentar também se relaciona com a redução do peso corporal, que é outro importante aspecto da prevenção do câncer de mama, especialmente em mulheres no pós-menopausa.

 

Mirela Christmann – Nutricionista CRN10 6619

 

Bibliografia:

ALBUQUERQUE, R.C.R.; BALTAR, V.T.; MARCHIONI, D.M.L. Breast cancer and dietary patterns: a systematic review. Nutr Rev, 2014 Jan; 72(1):1-17.

WORLD CANCER RESEARCH FUND. American Institute Cancer Research. Cancer Prevention Recommendations. Disponível em: wcrf.org/dietandcancer/cancer-prevention-recommendations. Acesso em: 11 set. 2020.

ASSUNTOS RELACIONADOS