InícioDicas de saúdeO QUE VOCÊ APRENDEU EM 2020?

O QUE VOCÊ APRENDEU EM 2020?

O ano de 2020 foi completamente atípico! Não há quem tenha passado por ele sem precisar mudar algo: sejam os planos, a rotina, a forma de trabalho, as prioridades, os valores que carrega dentro de si.

O ano confirmou um fato que sempre foi verdadeiro, mas que talvez não estivesse tão claro em alguns momentos: “não é possível controlar tudo!”.

Agora, que um novo ano se aproxima, temos um grande aprendizado para levar conosco: é preciso diferenciar o que está no meu controle daquilo que eu não posso controlar! Para as coisas que dependem de mim, vale o esforço, a reflexão, a escolha pelo caminho que parece fazer mais sentido. Mas sempre existirão aquelas situações que fogem do meu domínio. Para essas, só resta uma escolha: “Como tudo isso irá me atingir?”; “De que forma vou escolher passar por essa dificuldade?”, “O que eu posso aprender com tudo isso?”

2020 nos fez “tirar o pé do acelerador”. E ao desacelerar foi possível prestar mais atenção em si próprio, entrar em contato com emoções que até então ficavam escondidas por trás de todas as obrigações e correrias do dia a dia. Talvez você tenha percebido a real importância que algumas pessoas têm em sua vida. Ou ainda tenha descoberto em si a sua melhor companhia. Seja qual for sua situação atual, estar em conexão consigo é muito importante para preservar sua saúde mental! 

Por isso, olhe para dentro de você. Reflita sobre o que há de bom, sobre os motivos que o fazem se sentir grato, sobre os aprendizados que carrega consigo.

Planejar é importante, mas lembre-se: o momento presente é o que há de mais valioso! Viva um dia de cada vez, esteja atento aos detalhes, conecte-se consigo mesmo! Você certamente tem dentro de si os recursos para lidar com as dificuldades da vida! E lembre-se: caso não se sinta bem emocionalmente ou não consiga identificar sozinho quais são os seus recursos de enfrentamento, procure ajuda de um profissional de saúde mental!

Feliz novas possibilidades!

 

Patrícia Sanches – Psicóloga – CRP: 12/12953

ASSUNTOS RELACIONADOS