Ano novo, vida nova!
É isso que dizem por aí, não é mesmo? Independente dessa afirmação ser verdadeira ou não, em muitos de nós a virada do ano causa a sensação de renovo.
E é nesse momento que temos o hábito de fazer diversos planos e colocar metas sem conseguir cumpri-las. Saiba que você não está sozinho(a).
Mas, neste novo ciclo, devemos ter em mente que precisaremos recomeçar. Ainda que já tenhamos passado por isso em outros anos, todo esforço é válido para a construção de uma vida com mais saúde.
Se você deseja manter uma vida
e mente saudável saiba que:
- Para mudar precisaremos dar pequenos passos sem nos iludir com a ideia de que teremos a condição perfeita para iniciar.
- A culpa não é nossa aliada, pois ela nos faz sentir desmotivados e cabisbaixos. Já o perdão e a autocompaixão, nos motivam a continuar.
- Identificar as alegrias da vida e celebrá-las é uma das formas de nos manter animados e com perspectiva.
- O que temos é o hoje, o passado está no passado. Quando deixamos de remoer nossas falhas anteriores conseguimos gastar tempo e energia no que queremos modificar.
- É importante sabermos que o passado não se pode retornar, portanto o ano que se passou serve como uma boa lembrança do que devemos manter ou alterar. E a partir dessa reflexão iniciarmos mudanças significativas.
Para finalizar, lembre-se de construir uma rotina que seja sua aliada na meta de ter uma vida que vale a pena ser vivida. A falta de organização trás sobrecarga e um cansaço desnecessário em nossos dias. Que tal começar o ano com mais vigor? Você pode iniciar com algo simples como por exemplo acordar e se alongar todas as manhãs.
Se você tem tido dificuldade em mudar procure um profissional.
A psicoterapia é um ótimo exemplo de investimento em saúde, pois é onde podemos entender nossos bloqueios, trabalhar as dificuldades, lidar com as frustrações, organizar rotinas e desenvolver mais autoconhecimento para mudanças significativas.
Não embarque nessa sozinho(a), peça ajuda na área correspondente à sua dificuldade, seja nutricionista, médico, educador físico ou personal trainner, psicólogo… Todos estarão prontos para te ajudar na busca por mais saúde. Não deixe para depois, dê um primeiro passo hoje mesmo.
Fonte: https://greatergood.berkeley.edu/article/item/want_to_change_your_life_try_self_compassion (acesso em 03/01/2023)