Neste período onde a regra geral é ficar em casa, uma das partes da população que mais sente o impacto desta medida são as crianças. Por estar em pleno desenvolvimento, a criança necessita sentir-se constantemente estimulada e desafiada, tanto física quanto cognitivamente. Por isso para uma criança manter-se em isolamento, sem interação com outras crianças, sem atividades e espaços específicos para seu desenvolvimento motor e cognitivo (o que geralmente acontece por meio de jogos e brincadeiras) é algo muito difícil. Esta restrição torna os pequenos inquietos, irritadiços e estressados o que para pais, que em sua maioria estão em home office, torna-se algo difícil de administrar. Pensando nesta necessidade dos pequeninos ( e também dos pais) separamos 10 atividades para serem feitas em casa, entreter as crianças e estimular a interação familiar.
1- TRAVESSEBOL
Materiais: Balões ou bola e fronhas de travesseiros.
Os participantes devem agrupar-se em duplas, podendo ser duas, três, quatro, dependendo do número de pessoas. Cada dupla fica com uma fronha, segurando esta pelas pontas. O balão (ou uma bola) deve ser colocado em cima da fronha e, apenas usando esta, o balão deve ser passado para a outra dupla sem que esta deixe o balão cair no chão.
Variação: Caso exista espaço no quintal, a brincadeira pode ser feita em ambiente externo com os balões cheios de água o que deixa o desafio ainda mais divertido e refrescante.
2 – MASSA DE MODELAR CASEIRA:
Ingredientes:
- 1 xícara de sal
- 4 xícaras de farinha de trigo
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 1 colher (sopa) de vinagre
- 1 e ½ xícara de água
- Tinta guache ou corante para alimentos
Modo de Preparo:
- Misture os ingredientes, com exceção do corante, até atingir uniformidade criando uma massa
- Separe um pedaço de massa e molde uma bolinha
- Faça um pequeno furo, pingue algumas gotas da tinta/corante
- Amasse até que a cor fique bem homogênea
Pronto, agora é só deixar a imaginação fluir!