segunda-feira, agosto 15, 2022
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Desidratação tende a ser mais grave no inverno

Você sabia que a desidratação do nosso organismo tende a ser mais grave no inverno? Isso acontece porque, além de gastarmos energia com as atividades diárias, nosso corpo está trabalhando ainda mais para nos manter aquecidos, acelerando a perda de líquido corporal. Por ser uma estação com temperaturas mais baixas, não sentimos tanta sede, portanto, não bebemos tanta água quanto no calor do verão.

hidratacao inverno

Como 70% do nosso corpo é composto por água, torna-se essencial mantê-lo hidratado para seguir funcionando normalmente. Com o nosso organismo hidratado, facilitamos o trabalho dele para conseguir regular nossa temperatura corporal, receber nutrientes, eliminar toxinas e fortalecer o sistema imunológico, combatendo inclusive as infecções causadas por vírus e bactérias.

É importante beber água antes de sentir sede, isso porque um dos sintomas da desidratação mínima de 2%, é a sede. E como não sentimos muita sede no frio, é preciso criar o hábito de beber água durante o dia.

A Organização Mundial da Saúde sugere ingerir 2 litros de água por dia. E pra ajudar você a chegar nessa meta e se manter hidratado no frio, aqui vão algumas excelentes dicas:

  • Utilize uma garrafinha de água: deixe –a sempre próxima de você. E sabendo da capacidade de água que ela comporta, facilitará o seu cálculo ao final do dia pra saber se atingiu a meta;
  • Não gosta de água? Existem alternativas para complementar a quantidade de líquido do dia, não necessáriamente substituindo completamente a água. Listamos duas:
  1. Alimentos ricos em água Frutas: água de coco, melancia, morango, abacaxi, limão, laranja, maçã. Vegetais: alface, espinafre, tomate, couve-flor. São muitas opções!
  2. Chás naturais – além de hidratar, ajudam a segurar a comilança, já que são nos dias frios que sentimos mais fome. Esse é o sinal nosso organismo pedindo mais energia para se manter aquecido.

Gostou das dicas? Então te desafio a definir momentos específicos do seu dia para beber água, seja quando acordar ou após cada refeição, o objetivo é te estimular a criar esse hábito e ajudar a chegar na quantidade diária recomendada, mantendo e gerando mais saúde. Afinal, o importante é manter-se hidratado nesse inverno!

Eduardo Hames – Estagiário de Educação Física

Fontes: https://www.guiadasemana.com.br/bem-estar/galeria/entenda-porque-e-importante-beber-agua-no-inverno; https://www.tuasaude.com/alimentos-ricos-em-agua/;https://aguamineraltrezetilias.com.br/vida-saudavel/6-dicas-para-beber-mais-agua-no-inverno-e-se-manter-hidratado/.

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