A votação para escolha dos novos conselheiros deliberativos e fiscais da SIM está marcada para o dia 12 de dezembro e será via internet ou por telefone. As inscrições de chapas ficaram abertas de 17 a 26 de outubro e apenas uma chapa inscreveu-se para concorrer.
VEJA AQUI NOMINATA DA CHAPA INSCRITA
Independente de não haver uma disputa, a eleição de conselheiros é, e deve ser sempre, um momento importante da vida da entidade. A Caixa de Assistência é uma organização coletiva e a participação de seus beneficiários na definição de seus rumos é essencial. A eleição não pode ser apenas um momento estatutário, é uma grande oportunidade para que todos associados participem efetivamente da gestão.
VEJA AQUI PÁGINA COM TUDO SOBRE A ELEIÇÃO
Os Conselhos Deliberativo e Fiscal são os órgãos máximos da entidade. São compostos por representantes das patrocinadoras e por membros eleitos pelos beneficiários. Essa composição garante o equilíbrio entre todas as partes, mas depende de os eleitos serem portadores da representatividade que o voto lhes confere.
Essas razões chamam todos os beneficiários a participarem da eleição, nem que seja apenas votando. Uma boa presença nas urnas demonstra o interesse dos beneficiários na gestão, preocupação com os rumos administrativos da caixa de assistência. Mesmo que pareça um ato simbólico, um bom quorum eleitoral demonstra uma entidade fortalecida, unida e coesa.
A SIM está empenhando todo seu esforço na divulgação do processo eleitoral. Inclusive forneceu curso de formação e habilitação para seus candidatos. Toda a eleição está sendo acompanhada por uma auditoria externa especializada que verifica a lisura do processo em todos os momentos, da divulgação do edital convocatório até a votação, passando pela checagem de toda a documentação dos candidatos. Tudo isso para demonstrar a transparência, a lisura e a responsabilidade com que a SIM é gerida.