terça-feira, agosto 9, 2022
InícioDicas de saúdeHIPERTENSÃO ARTERIAL: o que é, causas, sintomas e prevenção.

HIPERTENSÃO ARTERIAL: o que é, causas, sintomas e prevenção.

Você sabia que pressão alta é o mesmo que hipertensão arterial sistêmica (HAS)? A HAS é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. É um grave problema de saúde pública no mundo, diminuindo a expectativa e qualidade de vida dos indivíduos. Quando o valor da pressão se mantém frequentemente em níveis altos, exige um esforço maior do nosso coração, que precisa trabalhar para distribuir sangue por todo nosso corpo. A HAS é um dos principais fatores de risco para ocorrência de acidente vascular cerebral (AVC), enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca.
Alguns dos sintomas são: Dor de cabeça, dor no peito, visão embaçada, tontura, e dormência muscular.
Mas vamos falar um pouquinho em como podemos evitar e prevenir essa doença? Sabemos que o medicamento é um dos métodos para controle da pressão alta, mas para prevenção e controle é imprescindível a mudança de hábito de vida, como:
– Praticar atividade física regular, e manter o peso adequado.
– Não abusar do sal, utilizando outros temperos.
– Mudança de hábitos alimentares;
– Abandonar o fumo;
– Moderar o consumo de álcool;
– Evitar alimentos gordurosos;
– Aproveitar momentos de lazer.
Atente-se, quem houver hipertensos na família, meça sua pressão no mínimo duas vezes ao ano! Na suspeita de hipertensão, com valores acima ou igual a 140/90mmHg, procure um médico de referência que fará o diagnóstico, acompanhamento, e indicará o tratamento correto e devidamente eficaz para o controle.

Bianca Santos de Toledo – Técnica de Enfermagem- Coren 1712456-TE

Referência: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: hipertensão arterial sistêmica / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2014. Disponível em: Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: hipertensão arterial sistêmica (saude.gov.br).

ASSUNTOS RELACIONADOS