sábado, agosto 13, 2022
InícioNotíciasCoronaPor que o medo existe?

Por que o medo existe?

Foto: Alexandra Gorn /unsplash

As emoções têm papel fundamental na evolução dos seres humanos. O MEDO tem a função de nos alertar sobre o perigo, é ele que faz com que tenhamos atitudes de precaução.

Desde o tempo das cavernas o medo protege os homens. Antes, contra animais selvagens, hoje contra o COVID 19, por exemplo.

O medo dosado é natural e desejável. O que é prejudicial e pode causar transtornos é o medo exagerado, infundado ou imaginário. Sem dúvida estamos diante de uma situação de perigo real, que gera medo.

O que fazer para viver esse medo de forma adaptativa e assertiva?

1° Aceite que o medo existe.

2° Pense sobre a origem desse medo. “Do que tenho medo?” “De ficar só?” “De perder o emprego?” “De perder alguém que amo?”

3° O que posso fazer diante dessa situação?  Qual a solução possível?

4° Respire fundo.

Técnicas de respiração podem ajudar. Perceba o fluxo da sua respiração, ao inspirar pense em tudo aquilo que está te preocupando, ao expirar largue tudo que não está no seu controle.

A respiração diafragmática auxilia na diminuição da ansiedade e estresse (diminui os níveis de cortisol, hormônio do estresse), e serve como âncora para o momento presente, ajudando a fazer escolhas mais conscientes.

Alguns aplicativos estão disponíveis para auxiliar no manejo das emoções. Segue algumas dicas:

https://www.meditaapp.com.br/category/meditacao/praticas-diarias/

https://www.cingulo.com/

https://themindfulnessapp.com/

 

Fabíola Guzzo – Psicóloga – CRP 12/12558

ASSUNTOS RELACIONADOS