Já está disponível o Relatório Anual 2020 da SIM Caixa de Assistência à Saúde. A publicação no site é uma determinação legal, mas também faz parte da política e da tradição de transparência da entidade.
Trata-se do relatório de um ano atípico, atravessado pela pandemia de Covid-19, que ainda impacta toda a sociedade. A SIM teve em 2020 mais de 150 beneficiários internados pela doença, realizou mais de 3 mil exames, além de muitos atendimentos domiciliares.
O Relatório Anual traz todos os documentos contábeis, demonstrativos e pareceres técnicos relativos à gestão em 2020.

Superávit
Depois de quatro anos consecutivos no vermelho, fechou-se o ano com superávit de pouco mais de R$ 1,6 milhão. “Embora o Plano Novo SIM Saúde tenha apresentado déficit de R$1,8 milhão em 2020, os resultados positivos dos Planos SIM Família e SIM Sorrir, ampararam a SIM a fechar o exercício de 2020 com superávit, mesmo após quatro anos consecutivos de déficit”, explica o Relatório.
O Relatório também demonstra que a SIM, pelo quarto ano seguido, teve suas despesas administrativas muito abaixo de outras operadoras de autogestão. Enquanto outras entidades gastam cerca de 12% na administração, em 2020 as despesas da SIM ficaram em 5,61%, mesmo fazendo vários investimentos na melhoria do atendimento e sistemas.
Saúde de verdade
Cumprindo a sua função essencial, a SIM realizou mais de 570 mil procedimentos de saúde no ano passado. Foram 72 mil consultas médicas, 135 partos, 383 mil exames laboratoriais, só para dar exemplos.
Destaca-se ainda a boa avaliação da SIM no Programa de Qualificação das Operadoras, da Agência Nacional de Saúde.Numa escala que vai até 1,0 a SIM obteve nota final 0,8046.
Homenagem
Num ano tão turbulento, a capa do Relatório não poderia deixar de ser uma singela homenagem aos profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à pandemia.