5 dicas para evitar o desperdício de frutas e de hortaliças

2021 é o Ano Internacional das Frutas e Vegetais, data estabelecida pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de aumentar a conscientização da sociedade sobre os benefícios nutricionais do consumo de frutas e de hortaliças para a saúde, além da promoção de estilos de vida diversificados, equilibrados e saudáveis, para reduzir o desperdício de alimentos.
Mas na prática, no dia a dia, o que podemos fazer para contribuir com a redução do desperdício de alimentos, especialmente as frutas e as hortaliças?

1) Antes de ir ao supermercado ou à feira, faça uma “parada” na sua despensa e compre apenas aquilo que for necessário. Ter uma lista de compras e atentar-se a ela evita o consumo por impulso e, consequentemente, o desperdício. Além disso, no momento da compra, avalie o grau de maturação das frutas e das hortaliças e opte por aquelas não tão maduras caso você não vá consumi-las logo após a compra.

2) Faça o transporte e armazenamento adequado de frutas e de hortaliças. No momento da compra, não coloque itens pesados sobre as frutas e as hortaliças e, quando chegar em casa, higienize, remova as partes podres ou danificadas e armazene de acordo com a condição de cada uma, proporcionando o aumento da durabilidade.

3) Aproveite integralmente as frutas e as hortaliças. Existem muitas receitas que utilizam talos, folhas e cascas de frutas e de legumes orgânicos. Pesquise, explore e experimente novas preparações com o aproveitamento integral dos alimentos.

4) Não julgue os alimentos pela aparência. Frutas e hortaliças com deformidades possuem o mesmo sabor que as demais. Especialmente frutas e hortaliças orgânicas não possuem um padrão “estético”.

5) Se possível, compre frutas e hortaliças de produtores locais, próximos da sua casa, bairro ou cidade. O transporte a longa distância é uma das causas do grande desperdício desses alimentos, principalmente pelo armazenamento inadequado.

Lembre-se: ter uma alimentação adequada e saudável também inclui comprar, conservar e aproveitar os alimentos de uma forma consciente, com mais economia e sem desperdícios.

Mirela Christmann – Nutricionista CRN10 6619

Referências:
CONSELHO FEDERAL DE NUTRICIONISTAS. Organização das Nações Unidas estabelece 2021 como o Ano Internacional das Frutas e Vegetais. Disponível em: https://www.cfn.org.br/index.php/noticias/onu-estabelece-2021-como-o-ano-internacional-das-frutas-e-vegetais/. Acesso em: 20 mai. 2021.
FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura). El Año Internacional de las Frutas y Verduras ( IYFV -2021) – documento de información. Disponível em: http://www.fao.org/fruits-vegetables-2021/es/. Acesso em: 20 mai. 2021.
SISTEMA CFN/CRN. Alimentação adequada e saudável: menos desperdício, mais alimentos! Disponível em: https://www.cfn.org.br/wp-content/uploads/2018/07/CartilhaFINAL-compressed1.pdf. Acesso em: 20 mai. 2021.