Entrando na copa do mundo com o pé direito
A Copa do Mundo teve a abertura em 20 de novembro de 2022. Em breve, o Brasil estreará no mundial. O país está ansioso para assistir aos jogos e gritar gol. Sabemos que nesse período as celebrações aumentam em número e frequência. Por isso, devemos ter atenção redobrada com a saúde para aproveitar tudo da melhor maneira.
Fique atento aos seguintes sintomas: palpitação, dor no peito, falta de ar e desmaio.
Risos, choro de alegria e tristeza, ansiedade, nervosismo, estresse… As fortes emoções aumentam a frequência cardíaca, podem tirar o sono e as vezes até modificar os hábitos alimentares. Todo esse conjunto de fatores podem ser demasiados para quem convive com alguma situação crônica de saúde. Procure atendimento com profissional de saúde na presença de algum sintoma como: palpitação, dor no peito, falta de ar, entre outros.
Dicas que você não pode esquecer:
- Manter a rotina de alimentação saudável é fundamental para manter a energia para acompanhar os jogos. Nos dias de jogos, selecione refeições leves para facilitar a digestão, e os pratos condimentados e ricos em sal não devem ser convocados. Drible os alimentos gordurosos e as comidas processadas.
- Programe-se para ter o sono todos os dias no mesmo horário. Evite olhar o celular e televisão após 30 minutos antes de dormir.
- Cuidado com as buzinas, elas emitem um som agudo em volume muito alto. O tempo de exposição e a frequência aguda dos ruídos altos podem ferir os ouvidos.
- A voz também precisa de cuidados: na hora de comemorar, evite gritos agudos, intensos e por períodos prolongados.
- A bebida em excesso e o fumo são adversários do bem-estar. O abuso de álcool e a mistura de bebidas energéticas com álcool podem desidratar o corpo, nem todos os organismos reagem bem ao excesso de estímulos.
- Mantenha-se seguro: Caso queira aproveitar o clima da Copa para paquerar, não esqueça de escalar a camisinha. Se você beber durante os jogos, não dirija.
- E, não se esqueça de realizar atividades físicas e de se manter hidratado bebendo bastante água!
Curta a copa com responsabilidade
Não deixe que um descuido com a saúde cale o seu grito de torcedor. Cuide-se!
FONTE: Ministério da Saúde (https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z)