segunda-feira, agosto 15, 2022
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Que tal munir-se de estratégias para lidar com momentos de ansiedade intensa?

Foto: Katemongostar – Freepik

Que tal munir-se de estratégias para lidar
com momentos de ansiedade intensa?

Temos uma valiosa para te ensinar!

ESTRATÉGIA ACALME-SE

Aceite a sua ansiedade. Um dicionário define aceitar como dar “consentimento em receber”. Substitua seu medo, raiva e rejeição por aceitação. Não lute contra as sensações. Resistindo, você estará prolongando e intensificando o seu desconforto. Ao invés disso, flua com ela.

Contemple as coisas à sua volta. Não fique olhando para dentro de você, observando tudo e cada coisa que sente. Olhe à sua volta, observando cada detalhe da situação em que você está. Lembre-se: você não é sua ansiedade. Quanto mais puder separar-se de sua experiência interna e ligar-se nos acontecimentos externos, melhor se sentirá.

Aja com sua ansiedade. Aja como se você não estivesse ansioso(a), isto é, funcione com suas sensações de ansiedade. Não se desespere, interrompendo tudo para fugir. Se fugir, a sua ansiedade diminuirá, mas o seu medo aumentará, logo, na próxima vez, a sua ansiedade será maior.

Libere o ar de seus pulmões, bem devagar! Respire bem devagar, calmamente, inspirando pouco ar pelo nariz e expirando longa e suavemente pela boca. Conte até três, devagarinho, na inspiração, outra vez até três, prendendo um pouco a respiração, e até seis na expiração. Faça o ar ir para o seu abdome, estufando-o ao inspirar e deixando-o contrair-se ao expirar. Procure descobrir o ritmo ideal de sua respiração, nesse estilo e nesse ritmo, e você descobrirá como isso é agradável.

Mantenha os passos anteriores. Repita cada um, passo a passo. Continue a: (1) aceitar sua ansiedade, (2) contemplar, (3) agir com ela e (4) respirar calma e suavemente até que ela diminua e atinja um nível confortável. E ela irá ser controlada, se você continuar repetindo estes quatro passos: aceitar, contemplar, agir e respirar.

Examine seus pensamentos. Talvez você esteja antecipando coisas catastróficas. Examine o que você está dizendo para si mesmo(a) e reflita racionalmente para ver se o que pensa é verdade ou não. Lembre-se: você está apenas ansioso(a) – isso pode ser desagradável, mas não é perigoso. Você está pensando que está em perigo, mas tem provas reais e definitivas disso?

Sorria, você conseguiu! Você merece todo o seu crédito e todo o seu reconhecimento. Você conseguiu, sozinho(a) e com seus próprios recursos, tranquilizar-se e superar esse momento.

Espere o futuro com aceitação. Livre-se do pensamento mágico de que você terá se livrado definitivamente, para sempre de sua ansiedade. Em vez de considerar-se livre dela, surpreenda-se pelo jeito como a maneja, como acabou de fazer agora.

Adaptado de Bernard Rangé

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