InícioDicas de saúdeNovembro Azul – Um compromisso com a saúde masculina, porque cuidar de...

Novembro Azul – Um compromisso com a saúde masculina, porque cuidar de si é um ato de coragem!

Você sabe o que é câncer de próstata?  

É quando células normais da próstata se transformam em células anormais e crescem desordenadamente. A próstata fica localizada abaixo da bexiga e na frente do reto, e tem como função a produção de fluidos que fazem parte do sêmen. Essa glândula envolve a uretra, o tubo que transporta a urina para fora do organismo.  

O câncer de próstata ocorre mais frequentemente após os 50 anos de vida e, em geral, apresenta um crescimento lento. Esse comportamento justifica o fato de que a maioria das pessoas não morre dele, embora seja muito frequente.   

Quais são os sintomas do câncer de próstata?   

Geralmente, a doença não causa sintomas no início, mas, se ocorrerem, podem incluir:   

  1. Necessidade de urinar com mais frequência do que o normal;
  2. Jato de urina mais lento do que o habitual (importante mencionar que esses sintomas também podem ser causados por outras doenças que não são câncer de próstata).

O que é o rastreamento ou triagem do câncer de próstata?  

O rastreamento são exames feitos em pessoas que não apresentam sintomas da doença, com o objetivo de identificar alterações patológicas o quanto antes para fazer o tratamento adequado, evitando que o problema se agrave. No caso do câncer de próstata, o principal teste usado é a dosagem de uma proteína no sangue, chamada de Antígeno Prostático Específico (PSA). O PSA é uma proteína produzida pelas células da próstata e seus níveis geralmente aumentam quando a pessoa tem o câncer. Entretanto, o PSA também pode aumentar por motivos que não envolvem câncer, como: hiperplasia prostática benigna, condição as vezes chamada de próstata aumentada; Infecções da próstata (prostatite); lesão da próstata, ao andar de bicicleta, por exemplo.   

Quem deve ser rastreado para câncer de próstata?  

O Ministério da Saúde, assim como a Organização Mundial da Saúde (OMS), não recomenda que se realize o rastreamento do câncer de próstata. Ou seja, não é indicado que homens sem sinais ou sintomas façam exames pela probabilidade de resultado “falso positivo”. Isso significa que eles sugerem câncer quando na verdade não há câncer; quando os testes de PSA estão alterados, muitas vezes não há como saber se a alteração pode causar danos. Isso significa que a pessoa poderia receber tratamento para algo que nunca lhe teria causado nenhum dano.   

Como decido se devo ser rastreado?  

Converse com seu médico e faça uma decisão conjunta com ele, considerando riscos e benefícios para a saúde. Se há um alto risco de câncer de próstata, o rastreamento pode ser uma boa ideia.   

Com que frequência devo fazer o rastreamento do câncer de próstata?   

Se for decidido por rastrear, recomenda-se repetir a triagem a cada 2 anos. Na maioria das situações deve começar por volta dos 50 anos. Na presença de algum fator de risco, convém iniciar rastreamento entre os 40 e 45 anos. O risco é maior em negros, ter histórico familiar de pai ou irmão com câncer de próstata ou certas mutações genéticas (como “BRCA1” ou “BRCA2”). Não se recomenda continuar o rastreamento após 70 anos ou mais de idade ou se tiver problemas graves de saúde, pois, nesses casos, os benefícios não compensam os possíveis danos.  

Inicie e mantenha bons hábitos na sua rotina diária: evite o comportamento sedentário e seja mais ativo fisicamente, reduza tempo de telas (celulares, TVs, computadores), pratique atividade física de forma regular e planejada. Tenha uma alimentação saudável e equilibrada, controle o peso corporal, beba água diariamente, reduza o consumo de sal e alimentos ultraprocessados e evite consumo de álcool e tabaco. Essas mudanças de estilo e hábitos de vida influenciam direta e indiretamente em não somente na prevenção de câncer, mas também de outras condições crônicas de saúde, como as doenças cardiovasculares.   

É momento de decisão! 

Consulte um profissional da saúde e faça uma avaliação, pelo seu próprio bem e daqueles que você ama! 

 

Gustavo Cesar Oliveira – Medicina de Família e Medicina do Esporte  

Conselho de classe e número da inscrição:  CRM-MG 74332 

 

Fontes:  

Ministério da Saúde – Instituto Nacional de Câncer. Estatísticas de câncer. Disponível em: https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/numeros. Acesso em: 14 set. 2023.  

Ministério da Saúde – Biblioteca Virtual em Saúde. Novembro Azul – Mês de conscientização sobre a saúde do homem. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/novembro-azul-mes-de-conscientizacao-sobre-a-saude-do-homem/. Acesso em: 14 set. 2023.  

UPTODATE. Educação do paciente: Rastreamento de câncer de próstata (testes de PSA) (O Básico). Disponível em: www.uptodate.com. Acesso em: 16 mar. 2023.  

UPTODATE. Educação do paciente: câncer de próstata. Disponível em: www.uptodate.com. Acesso em: 21 set. 2023. 

ASSUNTOS RELACIONADOS