InícioDicas de saúdePrática de corrida gera bem-estar

Prática de corrida gera bem-estar

“Run, Forrest, Run!”, frase consolidada num dos maiores clássicos do cinema mundial, Forrest Gump, o protagonista, que dá nome ao filme, tem sua vida marcada pelos quilômetros percorridos. Forrest, que tinha deficiência de mobilidade na infância, começa a correr, ainda desajeitado, para se proteger dos valentões, depois como atleta universitário, e de lá em diante corre por seus ideais. A perseverança e força de vontade dele é cativante, e essa é a característica que o faz se diferenciar em toda a sua vida. Se a vida imita a arte, que tal se inspirar em Forrest Gump e começar a correr em direção a uma vida melhor?
Mas calma! Antes que você saia esbaforido por aí, saiba que não precisa correr todo um país, nem salvar os colegas na guerra. Segundo o profissional de educação física Daniel Mario Duarte, o ideal é começar com pequenas distâncias e em superfícies planas. Use roupas leves, calçados adequados, e se não conseguir manter o ritmo, não há prejuízo em uma caminhada um pouco acelerada, enquanto recupera o fôlego para mais um sprint. Quanto mais você vai se acostumando à nova rotina, maior a distância e o tempo diário de prática do esporte. Não se esqueça de alongar bastante pernas e tronco antes e, principalmente, depois da corrida para evitar cãibras. 

Forest Gump é um clássico do cinema.

Com o tempo, a prática de corrida auxilia na melhor qualidade do sono, previne doenças como a diabetes e a osteoporose, diminui a pressão arterial, melhora a circulação sanguínea, controla a ansiedade e combate a depressão, por liberar os hormônios do prazer, endorfina e serotonina.
Para Duarte, “É recomendável correr de 20 a 60 minutos, duas ou três vezes na semana para poder alcançar todos os benefícios da corrida”. No entanto, é necessário cuidado com os excessos. “Correr mais de 30 km por semana pode aumentar os riscos de lesões musculares e articulares”, alerta o educador físico. Portanto, assim como a automedicação, exercitar-se por conta própria pode não ser o mais recomendável, então procure sempre a orientação de um profissional, siga suas recomendações e seja bem-vindo a uma nova vida.
Correr é um esporte democrático porque, diferentemente de outros, você pode escolher como vai praticar. Quem gosta de ir sozinho, prepara sua playlist preferida e vai embora. Já para quem prefere fazer acompanhado, pode procurar grupos de corrida para se exercitarem juntos e trocarem dicas e técnicas para a melhor prática do esporte.
Agora você não tem mais desculpas para ficar em casa. Seja o Forrest Gump da vida real e “bora” correr, suar, praticar exercícios e ter uma vida cada vez mais leve, saudável e feliz.

 

VEJA O TRAILER DE FOREST GUMP

ASSUNTOS RELACIONADOS