A SIM – Caixa de Assistência à Saúde é uma associação civil sem fins lucrativos, constituída através de ato próprio em 30 de setembro de 1986, com o objetivo de proporcionar aos seus associados e dependentes inscritos assistência à saúde na forma e condições fixadas no seu Estatuto e Regulamento.
A Instituição conquistou uma série de marcos significativos desde a sua criação. Entre eles, destacam-se a fundação da Policlínica em 1987, a extensão do Plano de Saúde para os familiares, a implementação do plano odontológico e a aquisição do primeiro Tomógrafo computadorizado de Florianópolis, instalado no Hospital de Caridade. A criação do Centro de Bio-Imagem (CBI), que abrigou a primeira Ressonância Magnética de Florianópolis, foi mais um passo importante na busca contínua pela excelência em saúde.
Durante a trajetória, no campo das parcerias, a SIM também realizou estudos com outras entidades ligadas a Fundos de Pensão para a construção de um Hospital, convidando, na época, a UNIMED para ser parceira das entidades de autogestão. Além disso, iniciou estudos com a Santa Catarina Seguros para criar um fundo de capitalização visando a contribuição dos ativos para a formação de reservas que, quando aposentados, pudesse ajudar a cobrir parte das contribuições realizadas pelas patrocinadoras enquanto eram ativos.
O órgão regulador da Instituição é a Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS. No âmbito da ANS, a SIM está classificada como Plano Coletivo Empresarial de Autogestão, regulamentada pela RN nº 137/2007 da ANS e alterações posteriores – RN nº 148/2007 e RN nº 355/2014. Os planos são custeados pelas contribuições mensais dos beneficiários e patrocinadoras, em pré-pagamento.
Sem fins lucrativos, a SIM visa garantir a qualidade de vida de seus beneficiários, satisfazendo as necessidades individuais e coletivas de bem-estar aos beneficiários dos três planos que administra: Novo SIM Saúde, SIM Família e SIM Sorrir.