InícioNotíciasCoronaParticipe de atividades coletivas em ambientes virtuais com...

Participe de atividades coletivas em ambientes virtuais com segurança

As atividades coletivas on-line têm sido uma realidade para muitas pessoas. Encontros, reuniões, palestras, rodas de conversa e outras atividades têm ocorrido de maneira virtual e permitido a aproximação de todos, mesmo que a distância.

Assim como em atividades presenciais, alguns cuidados no momento de participar de atividades coletivas on-line são importantes para o bom aproveitamento e segurança de todos os participantes.

Por isso, confira algumas dicas:

Antes de acessar o ambiente virtual:

1) Escolha um lugar calmo, onde você possa falar e ouvir de maneira adequada, com mínimo de interrupções.

2) Verifique a carga de bateria do aparelho eletrônico (celular, tablet, computador) que irá utilizar e, se possível, carregue-o com antecedência ou fique próximo de uma fonte de energia.

3) Verifique a sua conexão com a internet.

4) Teste o áudio e o vídeo do seu aparelho eletrônico.

5) Prepare-se com antecedência para evitar distrações durante o encontro virtual. Se você costuma fazer anotações, tenha papel e caneta à mão.

6) Importante: deixe água à sua disposição.

Durante a realização da atividade coletiva on-line:

1) Ao entrar no ambiente virtual, mantenha seu microfone desligado para evitar ruídos externos. Você pode ligar o seu microfone apenas quando for falar, no momento que o profissional destinar às perguntas/discussão.

2) Use fones de ouvido e evite falar muito próximo ao microfone para que sua voz não fique alta demais.

3) Se você ativar o vídeo, tenha cuidado para não expor a sua privacidade e da sua família.

4) Preste atenção ao assunto e evite mandar comentários privados através do chat, se não for algo relacionado com o tema do encontro.

5) Se você desejar falar, aguarde uma pausa entre as falas dos participantes e peça permissão para ser ouvido. Evite interromper a fala de outros participantes.

6) Seja paciente. Caso haja uma interrupção na conexão ou ruídos involuntários vindos do ambiente de algum participante, mantenha a calma.

7) Ficamos felizes quando presenciamos o encontro de colegas de trabalho e amigos em nossos eventos. Porém, para que nosso cronograma seja mantido, pedimos a gentileza para que converse sobre assuntos pessoais em um outro momento. Agora que já conhece a ferramenta, pode desfrutar dessa excelente alternativa para matar as saudades dos colegas neste período de distanciamento social e agendar um “happy hour” por videoconferência.

 

Equipe Multiprofissional da Atenção Integral à Saúde

ASSUNTOS RELACIONADOS