Conheça os impactos emocionais da diabetes

Qualquer doença traz consigo um impacto emocional. Ficar doente não está nos planos de ninguém, por essa razão quando isso acontece causa sentimentos diversos, como ansiedade, angústia, medo e impotência.

Lidar com o diagnóstico de uma doença crônica implica diversas mudanças na vida da pessoa, tanto emocionais quanto sociais e familiares. Tratando-se do diabetes é necessária a mudança de hábitos, a adesão ao tratamento medicamentoso, a inclusão de exercícios físicos na rotina e dieta alimentar.

A negação da doença é uma resposta comum num primeiro momento do diagnóstico. A revolta também pode aparecer. É importante que a pessoa viva esses sentimentos e tenha um espaço para falar sobre eles com algum profissional de sua confiança e/ou amigos.

Os aspectos emocionais apresentam um papel importante no tratamento do diabetes. Quando a pessoa consegue aceitar sua condição e ter uma perspectiva mais positiva diante da doença, as chances de aderir bem ao tratamento e obter uma melhor qualidade de vida é muito maior.

 

  • Cuide de suas emoções.
  • Expresse seus sentimentos para alguém de confiança.
  • Faça atividades diárias que tragam satisfação.

Fabíola Guzzo – Psicóloga – CRP 12/12558