InícioDicas de saúdeAleitamento materno: um por todos e todos por um!

Aleitamento materno: um por todos e todos por um!

O “Agosto Dourado” é um mês voltado ao incentivo ao alimento materno. A cor dourada simboliza o padrão-ouro de qualidade do leite materno. Há cerca de 20 anos, no início deste mês, ocorre a Semana Mundial do Aleitamento Materno e em 2020 o tema escolhido para as ações ao redor do mundo é “Apoiar a amamentação para um planeta mais saudável”1. Mas como a amamentação pode contribuir com a saúde do planeta?

O leite materno é um alimento completo, exclusivo e adequado para as necessidades de cada criança1. É um alimento natural, renovável, não industrializado, produzido e fornecido com o mínimo de geração de resíduos e poluição, bem como prejuízos aos recursos naturais1. A amamentação é um ato que permite o desenvolvimento e a manutenção de profundas conexões humanas, envolvendo uma rede de pessoas e comunidades.

aleitamento
Foto: Luiza Braun/Unsplash

Atualmente, a pandemia da covid-19 tem mostrado que ações individuais podem influenciar a saúde de toda uma população, bem como a adoção de medidas pessoais de proteção consiste em uma forma de frear o avanço da contaminação. De modo semelhante, a amamentação traz benefícios para o bebê, para a mãe e para a família, mas o impacto poderá ser sentido no presente e no futuro de todo o mundo1.

Apesar de serem necessárias ações no âmbito do país, cada pessoa pode contribuir para incentivar e apoiar a amamentação. Veja algumas maneiras de fazer isso:

1) Caso seja gestante e/ou pai/companheiro (a), busque informações confiáveis sobre amamentação e converse com profissionais da saúde sobre o tema. Informe seus familiares e amigos sobre o desejo de amamentar.

2) Se você é pai/companheiro (a), familiar ou amigo, apoie a decisão da mãe e ofereça ajuda prática para aquelas que decidirem amamentar. Especialmente nos primeiros meses de vida, o bebê demandará muita atenção e é neste momento que as mães precisam de ajuda prática (por exemplo, realizar tarefas domésticas, fazer as compras no supermercado, preparar alimentos).

3) Converse sobre aleitamento materno na sua família, entre seus amigos e na sua comunidade. Divulgue informações confiáveis sobre aleitamento materno nas suas redes sociais.

4) Caso você seja mãe, esteja amamentado e tenha excedente de leite materno, poderá doar para os bancos de leite humano. Você pode encontrar um banco de leite humano neste endereço: rblh.fiocruz.br.

Ressalta-se que até o momento a transmissão da covid-19 por meio do leite materno e da amamentação não foi detectada. Contudo, caso a mãe esteja amamentando e tenha sintomas gripais, ou seja, caso suspeito de covid-19, deve prontamente procurar orientação de um profissional de saúde2.

Mirela ChristmannNutricionista CRN10 6619

 

Referências:

1 WABA. Apoie o aleitamento materno para um planeta mais sustentável. Disponível em: https://rblh.fiocruz.br/sites/rblh.fiocruz.br/files/folder-portugues.pdf. Acesso em: 13 jul. 2020.

2 UNICEF. Amamentar com segurança durante a pandemia de Covid-19. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/amamentar-com-seguranca-durante-pandemia-de-covid-19. Acesso em: 13 jul. 2020.

ASSUNTOS RELACIONADOS