
A SIM – Caixa de Assistência à Saúde esteve presente no evento realizado pela Comissão da Saúde Suplementar da OAB-MG na última quarta-feira, 22 de outubro, em Belo Horizonte/MG, que discutiu as mudanças na Resolução Normativa ANS nº 137, que regulamenta as autogestões em saúde. O debate reuniu especialistas do setor para analisar os impactos das novas regras na sustentabilidade e operação das autogestões.
A SIM foi representada pelo Diretor Executivo Alfeu Luiz Abreu, pela Gerente Assistencial e de Relacionamento com Clientes Mariana Leandro dos Santos e pela Assessora Jurídica Patrícia Arruda Benjamim. A participação da Instituição reforça seu compromisso com a atualização regulatória e a sustentabilidade do modelo de autogestão.
Entre os principais temas em discussão estiveram o compartilhamento de rede credenciada entre operadoras, a ampliação do grupo familiar dos beneficiários e o fortalecimento das regras de governança. As mudanças representam um marco para as autogestões, impactando diretamente sua capacidade de manutenção e expansão no mercado de saúde suplementar.
O evento contou com palestras de importantes nomes do setor, incluindo representantes da UNIDAS (União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde) – Werner Dalla (Presidente do Conselho), Mário Jorge Vital (Presidente) e José Luiz Toro (Consultor Jurídico) – e especialistas da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) – Tatiana Xavier (Atuária), César Serra e Fernanda Araújo da DIOPE (Diretoria de Normas e Habilitação das Operadoras), além de Fernanda Oliveira, da Comissão de Saúde Suplementar da OAB/MG.
O debate destacou a necessidade de adaptação às novas exigências regulatórias sem comprometer a sustentabilidade financeira das autogestões, além de abordar a ampliação da elegibilidade de beneficiários e o fortalecimento das práticas de governança corporativa.


