InícioDestaque Capa1º de dezembro – Dia Mundial de Combate à AIDS

1º de dezembro – Dia Mundial de Combate à AIDS

O Dia Mundial de Combate à AIDS, nos lembra sobre a importância do cuidado, da informação e do acolhimento. No Brasil, o número de casos de HIV têm aumentado, especialmente entre jovens. A faixa de 20 a 29 anos concentra a maior parte dos novos diagnósticos, com destaque entre os homens.

Já os casos de AIDS são mais frequentes, entre 25 a 34 anos, e também observamos crescimento significativo entre pessoas com 60 anos ou mais — mostrando que o HIV não tem idade e todos precisam de informação e proteção.

Mais do que estatísticas, estamos falando de vidas que merecem respeito, empatia e acesso a um atendimento digno, livre de estigma e preconceito.

Hoje contamos com diversas formas de prevenção:

  • Testagem regular.
  • PEP (Profilaxia Pós Exposição) – (até 72h após uma exposição de risco).
  • PrEP (profilaxia Pré Exposição) é uma forma de prevenção do HIV que envolve tomar um ou mais medicamentos antirretrovirais antes de uma exposição ao vírus para reduzir o risco de infecção.
  • Tratamento antirretroviral, que garante qualidade de vida e torna a carga viral indetectável — e, portanto, intransmissível.

Falar sobre HIV/AIDS é falar sobre humanidade. É orientar sem julgamento, acolher, escutar e garantir que cada pessoa se sinta segura. Que este dia nos inspire a promover mais empatia, menos estigma e mais cuidado — porque cuidar também é um ato de amor.

ASSUNTOS RELACIONADOS