
A SIM – Caixa de Assistência à Saúde participou, no dia 13 de abril de 2026, do 2º Fórum A Nova Autogestão em Saúde – A nova RN 137, realizado como etapa preparatória do 17º Seminário UNIDAS, em Brasília (DF). O encontro reuniu lideranças e especialistas das autogestões em saúde para discutir os impactos regulatórios e os caminhos de adaptação ao novo cenário do setor, com destaque para a RN nº 649/2025, que entrará em vigor em julho de 2026.
A presença da SIM no fórum reafirma seu compromisso com as melhores práticas do setor e com a construção de soluções que garantam equilíbrio, eficiência e qualidade assistencial. Representaram a instituição no evento Alfeu Luiz Abreu, Diretor Executivo, e Rafael Daniel Faustino, Gerente Administrativo, Financeiro e Contábil da SIM e Superintendente Estadual da UNIDAS.
Durante o fórum, foram abordados temas centrais para a sustentabilidade das autogestões, como: adaptação à RN nº 649/2025, revisão de estruturas estatutárias, gestão de riscos e provisões técnicas, equilíbrio entre resultado contábil e fluxo de caixa, além de fortalecimento da governança. As discussões evidenciaram a necessidade de preparação antecipada das operadoras, especialmente diante das novas exigências regulatórias estabelecidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Os conteúdos apresentados destacaram que a sustentabilidade das operadoras está diretamente relacionada à capacidade de gestão eficiente dos riscos, à disciplina financeira e à solidez das estruturas de governança. Nesse contexto, a SIM já vem conduzindo um processo estruturado de adaptação, alinhado às novas diretrizes, com foco na sustentabilidade de longo prazo e na segurança assistencial de seus beneficiários.
A participação em ambientes estratégicos como este fortalece a atuação institucional e contribui para a preparação da SIM frente aos desafios futuros da saúde suplementar.


