terça-feira, agosto 9, 2022
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11 de outubro é Dia Nacional de Prevenção da Obesidade

A obesidade é um grande desafio da atualidade e para o futuro.

Um em cada cinco brasileiros é obeso.  E mais da metade da população das capitais brasileiras (54%) está com excesso de peso. (VIGITEL, 2017)

Diante desse contexto, quero propor uma forma diferente de se alimentar!

Você conhece o Mindfulness Eating (Comer Consciente)?

Uma refeição consciente faz toda a diferença, começando por nossas escolhas alimentares e como o nosso organismo recebe esse alimento. Estar mais atento aos sinais, como a saciedade, e mastigar melhor também interferem nesse processo.

O comportamento alimentar pode ser afetado pelas emoções, visto que as escolhas alimentares, as quantidades ingeridas e a frequência das refeições dependem de vários fatores, sendo um deles as emoções, e não apenas as necessidades fisiológicas.

Uma boa maneira de começar é deixar as distrações de lado, trazendo sua atenção para os alimentos de forma consciente. Você pode começar já!

Como praticar?

1- Esteja presente no momento de comer.

2- Questione sua fome! Estou realmente com fome ou é vontade de comer?

3- Utilize todos os sentidos no ato da refeição e você consumirá a quantidade necessária para que esse momento seja nutritivo e gratificante.

4- Coma devagar, mastigue muito bem.

5- Aprecie as cores, o sabor e as texturas dos alimentos

6- Inclua alimentos mais saudáveis em todas as refeições.

7- Sozinho ou em família, desfrute desse momento agradável.

8- Coma com atenção plena, assim os sinais de fome e saciedade ficam mais perceptíveis.

9- Respeite sua saciedade e o quanto você precisa comer para nutrir o seu corpo.

10- Durante as refeições, fique longe de eletrônicos, nada de TV, celulares e computadores.

 

A Alimentação Consciente – Mindful Eating – desperta nosso prazer de simplesmente comer e beber.

E também estar atento aos pensamentos, às sensações físicas e às emoções que estão inclusas no ato de comer. O comer consciente!

Pratique!

 

Elaborado por: Rosemeire Romanello CRN10- 5442

REFERÊNCIA:

MINISTÉRIO DA SAÚDE, SVS. Departamento de Análise de Situação de Saúde. Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico, VIGITEL 2017.

ALMEIDA, C.C; ASSUMPÇÃO, A.A. A eficácia do Mindful Eating para transtornos alimentares e obesidade: Revisão Integrativa, Pretextos – Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas v. 3, n. 6, jul./dez. 2018.

MINDFUL EATING BRASIL, CENTRO BRASILEIRO DE MINDFUL EATING. Disponível em: <http://mindfuleatingbrasil.com.br/>. Acesso em: 26 set. 2018.

 

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