A obesidade é um grande desafio da atualidade e para o futuro.
Um em cada cinco brasileiros é obeso. E mais da metade da população das capitais brasileiras (54%) está com excesso de peso. (VIGITEL, 2017)
Diante desse contexto, quero propor uma forma diferente de se alimentar!
Você conhece o Mindfulness Eating (Comer Consciente)?
Uma refeição consciente faz toda a diferença, começando por nossas escolhas alimentares e como o nosso organismo recebe esse alimento. Estar mais atento aos sinais, como a saciedade, e mastigar melhor também interferem nesse processo.
O comportamento alimentar pode ser afetado pelas emoções, visto que as escolhas alimentares, as quantidades ingeridas e a frequência das refeições dependem de vários fatores, sendo um deles as emoções, e não apenas as necessidades fisiológicas.
Uma boa maneira de começar é deixar as distrações de lado, trazendo sua atenção para os alimentos de forma consciente. Você pode começar já!
Como praticar?
1- Esteja presente no momento de comer.
2- Questione sua fome! Estou realmente com fome ou é vontade de comer?
3- Utilize todos os sentidos no ato da refeição e você consumirá a quantidade necessária para que esse momento seja nutritivo e gratificante.
4- Coma devagar, mastigue muito bem.
5- Aprecie as cores, o sabor e as texturas dos alimentos
6- Inclua alimentos mais saudáveis em todas as refeições.
7- Sozinho ou em família, desfrute desse momento agradável.
8- Coma com atenção plena, assim os sinais de fome e saciedade ficam mais perceptíveis.
9- Respeite sua saciedade e o quanto você precisa comer para nutrir o seu corpo.
10- Durante as refeições, fique longe de eletrônicos, nada de TV, celulares e computadores.
A Alimentação Consciente – Mindful Eating – desperta nosso prazer de simplesmente comer e beber.
E também estar atento aos pensamentos, às sensações físicas e às emoções que estão inclusas no ato de comer. O comer consciente!
Pratique!
Elaborado por: Rosemeire Romanello CRN10- 5442
REFERÊNCIA:
MINISTÉRIO DA SAÚDE, SVS. Departamento de Análise de Situação de Saúde. Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico, VIGITEL 2017.
ALMEIDA, C.C; ASSUMPÇÃO, A.A. A eficácia do Mindful Eating para transtornos alimentares e obesidade: Revisão Integrativa, Pretextos – Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas v. 3, n. 6, jul./dez. 2018.
MINDFUL EATING BRASIL, CENTRO BRASILEIRO DE MINDFUL EATING. Disponível em: <http://mindfuleatingbrasil.com.br/>. Acesso em: 26 set. 2018.