InícioGestãoCOMUNICADO: REAJUSTES PLANOS DE SAÚDE DA SIM

COMUNICADO: REAJUSTES PLANOS DE SAÚDE DA SIM

Diante da publicação do Comunicado 85/2020 emitido Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS em 2 de setembro de 2020, que tratou sobre a suspensão da aplicação dos reajustes de planos de saúde, o Conselho Deliberativo da SIM resolveu por unificar a aplicação dos reajustes de seus planos para fevereiro de 2021 (nova data base), sem cobranças retroativas.

Desta forma a partir deste mês de fevereiro serão aplicados os reajustes nos planos de saúde da SIM – Caixa de Assistência à Saúde, conforme segue.

 

PLANO NOVO SIM SAÚDE

O Plano Novo SIM Saúde (registro ANS nº 484.323/ 19-1), mesmo com o custeio por faixa etária, apresentou desequilíbrio entre as receitas e despesas, e conforme previsto em Regulamento, foram realizados estudos técnicos/atuariais para a definição do reajuste a ser aplicado para assim garantir a sobrevivência do plano, sendo aprovado pelo Conselho Deliberativo a aplicação da reposição inflacionária pelo IPCA de 2020 em 4,52%, mais a correção de 10,59%, totalizando o percentual linear de reajuste de 15,11% para o plano.

Não ocorreram alterações nos percentuais de coparticipação, e se manteve a isenção da coparticipação sobre os procedimentos de quimioterapia, radioterapia e hemodiálise, mesmo os realizados em regime ambulatorial, e para os procedimentos realizados em regime de internação hospitalar. Segue os valores das contribuições do Plano Novo SIM Saúde, a partir deste mês de fevereiro:

PLANO SIM FAMÍLIA

 Conforme previsto no Regulamento do Plano SIM Família (Registro ANS nº 467.417/12-1), as mensalidades são reajustadas anualmente, e como já pontado, a nova data base de reajuste será o mês de fevereiro. Assim, após análise dos estudos técnicos/atuariais, a partir deste mês será a aplicação da reposição inflacionária pelo INPC de 2020 em 5,45%, mais a correção de 1,78%, totalizando o percentual linear de reajuste de 7,23% para o plano, passando a vigorar os valores constantes na tabela a seguir.

O Plano SIM Família tem como objetivo atender à massa de familiares agregados dos beneficiários da SIM: filhos que perdem dependência no plano SIM Saúde, pai, mãe, netos, irmãos, sobrinhos, entre outros, podendo estes serem os responsáveis financeiros. O SIM Família oferece atendimento nacional por meio das redes de prestadores contratadas e acomodação em apartamento (quarto individual), com valores muito abaixo do que os praticados pelos demais planos.

 

PLANO SIM SORRIR

O plano odontológico da SIM, o SIM Sorrir (Registro ANS nº 469.217/13-9), traz a extensão de benefícios de saúde pela ampliação de cobertura de procedimentos e conta com rede de clínicas contratadas diretamente pela SIM, bem como disponibiliza a maior rede nacional de dentistas, a Uniodonto, que possui 20 mil cirurgiões-dentistas cooperados em todo o país, mais de 2 mil atuando em Santa Catarina.

De acordo com o regulamento do plano, as mensalidades são reajustadas anualmente, e como já pontado, a nova data base de reajuste será o mês de fevereiro. Desta forma, mediante a análise dos estudos técnicos/atuariais, a partir deste mês será a aplicação da reposição inflacionária pelo INPC de 2020 em 5,45%, mais a correção de 4,87%, totalizando o percentual linear de reajuste de 10,32% para o plano, passando a vigorar os seguintes valores:

ASSUNTOS RELACIONADOS