MINDFULNESS Viver o aqui e agora torna a vida mais saudável

No dia 21 de maio é comemorado o Dia Mundial da Meditação. A meditação possui raízes milenares e tem demonstrado efeitos muito positivos na saúde de quem tem o hábito de praticá-la. Recentemente, o Mindfulness – conhecido como Atenção Plena ou Mente Plena – tem ganhado destaque como uma forma de praticar a meditação.

O Mindfulness estuda fundamentalmente os efeitos que as práticas meditativas exercem sobre nosso cérebro, e diversos estudos validados cientificamente embasam protocolos de práticas que têm favorecido a vida de muitas pessoas ao redor do mundo. Experimentos desenvolvidos com monges tibetanos que tinham por costume a prática da meditação diária possibilitaram a adaptação de exercícios cognitivos guiados – livres de qualquer viés místico – que ensinam os praticantes a prestarem atenção em um ponto focal específico de cada vez e a lidarem com os pensamentos sabotadores que eventualmente surjam em meio à prática.

Atualmente, é muito comum que estejamos a todo tempo atordoados com algum pensamento que gere ansiedade ou com alguma memória que nos cause dor. Isso quando não estamos hipnotizados por ferramentas da mídia que, quando utilizadas sem parcimônia, roubam nosso tempo e nossa capacidade de realizar as atividades diárias de maneira satisfatória. Isso acontece porque ao longo dos anos estamos sendo cada vez mais expostos a uma maior quantidade de estímulos, de forma que quando não estamos recebendo informações passivamente, estamos buscando-as ativamente com dispositivos que hoje cabem na palma das nossas mãos. 

A incapacidade de estar presente de forma plena prejudica atividades corriqueiras, como estudar com eficiência, manter a produtividade no trabalho, ter um sono de qualidade, ter uma boa tomada de decisões no que diz respeito às práticas de saúde e alimentação, ter tempo de qualidade com as pessoas que amamos. Afeta nossas habilidades cognitivas, a exemplo de concentração, memória e criatividade.

O Mindfulness é uma das práticas que trabalham a possibilidade de minimizar os efeitos desta realidade, com uma metodologia que ajuda o ser humano a retornar ao seu estado de atenção plena, propiciando uma maior conexão com o momento presente e uma melhor efetividade em suas atividades e tarefas.