Respire fundo e oxigene sua saúde

 

Níveis adequados de oxigenação colaboram para a percepção de maiores estados de bem-estar. Situações de estresse e de ansiedade prejudicam a atividade respiratória, concentrando-a na parte superior do corpo e proporcionando uma oxigenação inadequada para o seu bom funcionamento.

Quando o cérebro identifica uma baixa nos níveis de oxigênio no sangue, interpreta essa informação como um estado crítico, ativando um campo chamado amígdala, responsável por preparar o corpo para o enfrentamento de situações que possam exigir luta ou fuga. Libera-se hormônios e substâncias na corrente sanguínea que elevam a frequência cardíaca, tensionam a musculatura e aumentam a temperatura corporal. São efeitos também experimentados em crises de ansiedade – quando o corpo se prepara mesmo que não haja uma ameaça real de enfrentamento.

Por isso que práticas de consciência e exercícios respiratórios são fundamentais no manejo dos estados de estresse e de ansiedade, pois identificando maiores níveis de oxigênio no sangue, a amígdala diminui seus níveis de ativação, reduzindo a preparação do corpo para o enfrentamento e proporcionando maior estado de bem-estar.

Diversas pesquisas mostram que diferentes emoções estão associadas a diferentes formas de respiração. Como exemplo, quando você se sente bem, sua respiração é regular, profunda e lenta, mas se o sentimento é de raiva ou ansiedade, a respiração passa a ser irregular, curta, rápida e superficial.

Dica:
Uma estratégia inicial simples que já pode gerar resultados é a partir da mudança da duração de tempo na inspiração e expiração. Por quê? No processo da respiração, quando você inala, sua frequência cardíaca aumenta; já quando expira, essa frequência é reduzida. Portanto, ao inalar, conte até 4 e, ao expirar, conte até 8. Em poucos minutos, seu sistema nervoso sentirá os efeitos da calma produzida por essa técnica simples.
Lembre-se: se a agitação ou a ansiedade bater, desenvolva consciência sobre sua respiração e estenda o tempo da expiração.
Escolha pelo bem-estar!

 

Equipe Multiprofissional – Programa SUA Saúde