A Esclerosa Múltipla (EM) é uma das doenças mais comuns do sistema nervoso central e causa uma variedade de sintomas que afetam diretamente a qualidade de vida dos seus portadores, afetando cerca de 40.000 pessoas no Brasil e 2,8 milhões de pessoas no mundo.
Predominantemente, mulheres jovens adquirem essa doença. Define-se por um transtorno crônico e autoimune em que as células de defesa do nosso organismo atacam o próprio sistema nervoso central, destruindo ou danificando a mielina, material gorduroso que isola os nervos e facilita a condução dos estímulos elétricos. Em analogia, nossos nervos são como fios elétricos e a Esclerose Múltipla “desencapa” esses fios, de modo que o impulso elétrico se enfraquece e não chega ao seu destino final.
Você sabe em quais sintomas deve prestar atenção?
- Fadiga intensa e incapacitante;
- Alterações da fala e dificuldades para engolir;
- Transtornos visuais como visão embaçada ou dupla;
- Problemas de equilíbrio e coordenação, instabilidade ao caminhar;
- Rigidez muscular e tremores;
- Vertigens e náuseas;
- Sensação de formigamento e queimação em partes do corpo;
- Transtornos cognitivos, emocionais e sexuais.
Importante saber: não é doença mental, não é contagiosa e não há prevenção
A Esclerose Múltipla (ML) não tem cura e seu tratamento visa atenuar os sintomas e desacelerar a progressão da doença. Por isso, é importante que os sintomas sejam reconhecidos precocemente e que a avaliação médica seja iniciada com brevidade para que o tratamento indicado seja proposto e possa garantir uma melhor qualidade de vida e de independência para os seus portadores.
Matheus Schmechel de Almeida – Médico – CREMERS 47170
Fontes:
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESCLEROSE MÚLTIPLA. O que é Esclerose Múltipla (EM), 2023. Disponível em: https://www.abem.org.br/esclerose-multipla/o-que-e-esclerose-multipla/. Acesso em: 11, de junho de 2023.
BVS ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE. O que é Esclerose Múltipla e quais suas causas e sintomas?, 2016. Disponível em: https://aps-repo.bvs.br/aps/o-que-e-esclerose-multipla-e-quais-suas-causas-e-sintomas/. Acesso em: 11, de junho de 2023.