InícioSem categoriaJustiça possibilita ingresso na Cassi a egressos do Besc de Fpolis. Medida...

Justiça possibilita ingresso na Cassi a egressos do Besc de Fpolis. Medida atinge cerca de 380 beneficiários

Uma decisão judicial já transitada em julgado possibilita que egressos do Besc ingresse na Cassi – Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil. A medida restringe-se a ativos lotados tão somente no município de Florianópolis e assistidos aposentados a partir da data de incorporação do Besc (1º de outubro de 2008) também residentes em Florianópolis.

A ação julgada em última instância foi movida pelo Sindicato dos Bancários de Florianópolis em 2010, tendo como réus o Banco do Brasil e a CASSI. Os interessados em ingressar na Cassi têm 90 dias a partir de 25 de novembro (data da publicação do acórdão) para manifestar seu interesse.

Dentre os beneficiários da SIM, cerca de 380 beneficiários são elegíveis para a migração. No caso de optarem pela Cassi eles precisarão cancelar seu vínculo com a SIM e, nesse caso, rompe-se também o vínculo com os familiares beneficiados pelos planos SIM Família e SIM Sorrir.

No caso de desligamento da SIM o beneficiário terá que quitar a vista todos os débitos com a entidade, inclusive o aporte definitivo da assembleia de 22 de fevereiro de 2022. Além disso, o desligamento da SIM é irreversível, sendo impossível eventual reingresso.

Comparação

A SIM tem acompanhado o tema mesmo antes de seu julgamento definitivo e recomenda que os beneficiários avaliem detalhadamente as diferenças entre os planos oferecidos pelas entidades e considere alguns itens relevantes:

Modalidades de custeio – A SIM adota a modalidade de faixa etária, enquanto a Cassi o percentual de salário, sendo que na Cassi há inclusive, incidência sobre o 13º.

Migração de dependentes – O desligamento da SIM implica no desligamento de todos os dependentes e agregados. Então quem tem dependentes vinculados ao plano SIM Família precisa avaliar as condições do plano similar da Cassi e até mesmo os planos do mercado para comparar os preços e coberturas.

Pós-laboral – É importante observar que a inclusão no plano vigente da Cassi não inclui a participação do Banco do Brasil após a aposentadoria. Isso vale para quem já está aposentado e para quem se aposenta no futuro.

Nos próximos dias novas informações serão divulgadas.

A Central de Atendimento da SIM está totalmente à disposição para prestar esclarecimentos no que diz respeito à SIM. Para informações específicas da CASSI será necessário acessar as ferramentas de simulação próprias.

Preste atenção!

  • É necessário cancelar o vínculo com a SIM.
  • É necessário quitar à vista todos os débitos com a SIM, inclusive o aporte.
  • O cancelamento é irreversível, não sendo possível retornar à SIM.
  • Os profissionais credenciados da Rede SIM/UNIMED, podem não estarem credenciados na CASSI. 
  • O cancelamento inclui obrigatoriamente SIM Família e SIM Sorrir, ficando familiares e agregados sem cobertura.
  • A SIM vai divulgar mais informações comparativas entre as duas entidades.
  • As modalidade de custeio são diferentes: faixa etária na SIM e percentual de salário na Cassi.
  • O plano vigente na Cassi não contempla pós-laboral.
  • No plano da Cassi há incidência sobre o 13º.
ASSUNTOS RELACIONADOS