sábado, junho 25, 2022
InícioNotíciasCoronaVariante Ômicron da Covid-19 exige cuidados redobrados

Variante Ômicron da Covid-19 exige cuidados redobrados

A pandemia de Covid-19 não acabou. Pior do que isso, vive um novo ciclo com o surgimento da variante Ômicron que já está presente em Santa Catarina com transmissão comunitária (quando não está associada a contaminação de viajantes chegados aqui). Variante Ômicron da Covid-19 exige cuidados redobrados.

Ao que tudo indica a nova variante é menos letal, mas bem mais transmissível e, em alguns casos, atingindo pessoas com vacinação completa. Na Europa e Estados Unidos a Ômicron aumentaram consideravelmente os casos de internação e os governos intensificaram as ações de vacinação e algumas restrições sociais.
A corrida de cientistas para desvendar a variante já concluiu que ela afeta menos os pulmões, o que reduziria a gravidade do adoecimento, mas não se sabe de outros impactos na saúde.

Vacinação completa é a medida de segurança mais eficiente. Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF

Cuidados intensificados

Na virada de ano Santa Catarina havia registrado oficialmente 74 casos sendo 26 em Florianópolis. O quadro não computa eventuais infecções ocorridas durante as festas de final de ano, quando o Estado recebeu grande fluxo de turistas.
Além da Covid/Ômicron preocupa as autoridades de saúde o grande número de ocorrências de gripe (influenza H1N1 e H3N2).

A Secretaria de Saúde do Estados e dos municípios reforçaram os esforços de vacinação ampliando postos de imunização, inclusive com unidades móveis.
Diante desse quadro a SIM conclama seus beneficiários e familiares a intensificarem os cuidados com relação a essas doenças. O uso de máscaras e higienização das mãos continua sendo a regra a ser seguida, inclusive como prevenção às duas doenças. E, mais do que nunca, completar todo o ciclo de vacinação com as duas doses e mais a dose de reforço.

covid 19 sim
Uso de máscara e higiene das mãos continuam sendo fundamentais.

Até o momento, esses são os cuidados reconhecidamente eficientes para conter as infecções. Para Covid-19 não há medicação específica para prevenção ou tratamento, além das vacinas.

Covid-19 na SIM

A Covid-19 já tirou a vida de 47 beneficiários dos nossos planos e proporcionado despesas com tratamentos acima de R$ 20 milhões. Além de vacinar-se, estimule seus familiares e amigos a completarem seus ciclos. Há vacinas disponíveis para todas as idades, a partir dos 11 anos.

Espera-se para as próximas semanas a liberação da vacinação para crianças a partir de 5 anos de idade. Além da segurança das crianças em si, a vacinação dessa faixa representa um avanço na imunização coletiva. Não deixe de vacinar com ciclo completo seus filhos e netos!

Leia a história de beneficiário amparado pela SIM quando teve Covid-19.

ASSUNTOS RELACIONADOS