InícioDicas de saúde14 de junho: Dia Mundial do Doador de Sangue

14 de junho: Dia Mundial do Doador de Sangue

A SIM – Caixa de Assistência à Saúde, é Empresa Solidária Hemosc para a doação de sangue, e apoia o DIA MUNDIAL DO DOADOR DE SANGUE, celebrado em 14 de junho, e o JUNHO VERMELHO ,  e lhe convida, a seus familiares e amigos, doadores e interessados em doar, a se engajarem nessa açãoCada doação pode ajudar a salvar até quatro vidas, além de um gesto de solidariedade. 

Para realizar a sua primeira doação, obter informações de como doar, os critérios e as etapas para a doação, além de outras informações pertinentes, acesse o site do Hemosc.

Se você puder doar, procure um hemocentro ou banco de sangue mais próximo da sua casa, e faça a sua parte para ajudar a salvar vidas!

A doação de sangue é um processo simples, seguro e voluntário, que pode salvar vidas.

O Dia Mundial do Doador de Sangue é celebrado em 14 de junho e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue para a saúde de muitas pessoas que necessitam de transfusão de sangue.

Clique na imagem para cartilha sobre doação de sangue.

Você sabe quais são os requisitos para ser um doador?

Para ser um doador de sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, ter idade entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e apresentar documento oficial com foto.

Como se preparar para doar sangue?

Cuidados com a saúde são fundamentais para se manter apto(a) a doar sangue regularmente. É recomendável praticar atividades físicas regularmente, ter uma alimentação equilibrada e evitar o consumo de cigarros e bebidas alcoólicas em excesso. Além disso, é importante manter o estresse sob controle, já que isto pode afetar a qualidade do sangue.

Na noite anterior, é necessário que tenha dormido pelo menos 6 horas. No dia da doação, ingerir água e se alimentar de comidas leves. Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.

Como funciona a doação?

1. Ao chegar ao local, é feito o cadastro com dados pessoais e gerais. Lembre-se de estar com um documento com foto.

2. Pré-triagem: Verificação de peso, altura, pressão arterial, pulso, temperatura e teste de hemoglobina para identificar presença de anemia.

3. Entrevista clínica: Realiza-se uma triagem clínica para verificar se o doador está apto para realizar a doação. É confidencial e o sigilo é absoluto. Confie em seu entrevistador e seja sincero.

4. Coleta do sangue: A doação de sangue é um processo rápido e dura em média 10 minutos. É feita com material esterilizado e descartável, com objetivo de proteger a pessoa que está doando e a viabilidade da coleta.

5. Lanche: É acompanhado por líquidos, para repor o volume retirado na doação.

Cuidados após a doação

Mantenha o curativo no local por pelo menos 4 horas. Evite esforço físico e bebidas alcoólicas por pelo menos 12 horas e não fume por cerca de 2 horas. Beba bastante líquido e evite dirigir logo após a doação.

Cada doação pode ajudar a salvar até quatro vidas

A doação de sangue pode ajudar a salvar vidas e é um gesto simples de solidariedade. O sangue doado é utilizado em transfusões para pacientes com doenças crônicas, acidentados, pessoas submetidas a cirurgias e outras situações que necessitam de sangue.

Procure um hemocentro ou banco de sangue mais próximo da sua casa e faça sua parte para ajudar a salvar vidas.

Carlos Henrique Martinez Vaz – Médico de Família e Comunidade Conselho de classe e número da inscrição: 22619 CRM/SC

                              Fontes:

MINISTÉRIO DA SAÚDE (Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saes/sangue – acesso em 16/03/2023)

ASSUNTOS RELACIONADOS