sábado, agosto 13, 2022
InícioDicas de saúde5 DICAS PARA MANTER A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DURANTE O INVERNO

5 DICAS PARA MANTER A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DURANTE O INVERNO

Foto: Azerbaijan_Stockers – Freepick
1  

Opte por legumes e verduras refogados: durante o inverno pode ser mais difícil consumir preparações frias, como as saladas. Por isso, opte por preparar legumes e verduras refogados com um pouco de óleo vegetal e temperos naturais. Legumes assados também podem ser uma ótima escolha.

 

2  

Mantenha o consumo de frutas: as frutas possuem uma variedade de nutrientes que contribuem para o fortalecimento do sistema imunológico. Frutas são ótimas opções de sobremesa e lanches durante o dia.

 

3  

Aposte nas sopas, cremes e caldos: o inverno combina com essas preparações quentes, que podem servir como uma deliciosa refeição principal, como almoço ou jantar. Para deixá-las mais nutritivas, adicione os legumes da sua preferência e opte por carboidratos não refinados (por exemplo: batatas, aipim, inhame) e os integrais (como arroz integral, quinoa, painço).

 

4  

Mantenha-se hidratado: consumir a quantidade adequada de água durante o inverno pode ser um desafio. Entretanto, durante esta estação também podemos ficar desidratados. Por isso, é fundamental consumir em torno de 2 litros de água por dia. Você poderá optar por água saborizada com ervas naturais (a exemplo da hortelã) ou com frutas (como limão e laranja).

 

5  

Programe-se. É normal sentir mais fome: o metabolismo fica mais acelerado no inverno para tentar manter a temperatura corporal. Por isso, para seguir com uma alimentação saudável, esteja preparado para cozinhar refeições práticas, saborosas e nutritivas. Você pode preparar sopas, cremes, caldos em maior quantidade e congelar.

 

 

Mirela Christmann – Nutricionista CRN10 6619 – Equipe Multiprofissional do Programa SUA Saúde

ASSUNTOS RELACIONADOS