InícioDicas de saúdeMENS SANA IN CORPORE SANO: o exercício pode melhorar o bem-estar mental?

MENS SANA IN CORPORE SANO: o exercício pode melhorar o bem-estar mental?

Os benefícios obtidos a partir da prática de atividades físicas e exercícios regulares para a prevenção e o tratamento de doenças – como diabetes, hipertensão, câncer, síndrome metabólica, doenças pulmonares, aterosclerose, osteoporose, obesidade, etc. – já são bem documentados pela ciência moderna e amplamente recomendados pela área médica. Porém seria o exercício também benéfico para a saúde mental? Poderia o exercício físico atuar positivamente no tratamento do estresse, ansiedade e depressão por exemplo? Felizmente, a resposta é sim! O exercício físico é uma terapia não medicamentosa com excelentes resultados para a melhora da saúde mental e do estado de humor de seus praticantes.

Ilustração: Freepik

Isso acontece principalmente pelo fato de que quando nos exercitamos o cérebro libera uma série de neurotransmissores, dentre eles o mais conhecido é a endorfina, um hormônio que quando liberado produz uma sensação de analgesia, conforto e melhora do estado de humor. Pessoas depressivas tendem a apresentar uma menor concentração dessa substância. Além da endorfina, outros neurotransmissores relacionados ao bem-estar mental e prazer também são liberados durante e após sessões de treinamento, como a dopamina, a serotonina e a noradrenalina. A liberação recorrente dessas substâncias, por meio da prática regular de exercícios, auxilia de forma importante no tratamento e no combate de transtornos relacionados ao humor, como a ansiedade e o estresse.

Para benefícios adicionais e um melhor efeito do exercício sobre o estado de humor e bem-estar, uma dica são treinos em grupo. Atividades coletivas, onde existe troca entre os pares e todos na sessão compartilham seu estado de ânimo, parecem amplificar a sensação de bem-estar tanto durante quanto após a prática. Em tempos de quarentena com uma série de restrições, você pode convidar os familiares que moram com você para praticar exercícios juntos. Ou ainda encontrar grupos on-line com esse mesmo objetivo.

Outra dica – que amplifica a sensação de bem-estar e auxilia na aderência ao exercício – é praticar uma atividade naturalmente prazerosa, ou seja, aquela que você se vê fazendo simplesmente por lazer, e não por obrigação. Praticar uma atividade com a qual você se identifica melhora seu estado de humor e aumenta a probabilidade de inseri-la na sua rotina, até mesmo em momentos em que você se encontra mais apático e sem ânimo.

Portanto exercite-se! Fazendo isso regularmente, em pouco tempo você passará a perceber os benefícios deste hábito não somente em seu estado de saúde física, como também mental, experimentando uma melhora de bem-estar e humor.

Jackson R. Ricardo – Profissional de Ed. Física- 025490-G/SC

ASSUNTOS RELACIONADOS