Por que ser ativo?
Se movimentar faz parte do nosso dia a dia desde quando acordamos até a hora de dormir. As pessoas realizam exercício físico por vários motivos: lazer, estabilidade emocional, desenvolvimento intelectual, consciência estética, auto realização, desenvolvimento das capacidades motoras, para melhor qualidade de vida, entre outros. É importante destacar que qualidade de vida não é apenas viver muitos anos, mas sim, viver muitos anos com qualidade, sem problemas sérios de saúde e sentido seu corpo em perfeita harmonia com a mente.
Qual a diferença entre atividade física e exercício físico?
Atividade física: qualquer movimento corporal produzido pela musculatura esquelética que resulte num gasto energético acima dos níveis de repouso. Este comportamento inclui atividades ocupacionais (trabalho), da vida diária (vestir-se, banhar-se, comer), o deslocamento (transporte) e as de lazer.
Exercício físico: toda atividade física planejada, estruturada e repetida realizada com intuito de manter ou desenvolver um ou mais componentes da aptidão física.
Benefícios e recomendações
Atividade física: redução dos riscos de mortalidade e de desenvolvimento de doenças como o câncer, diabetes, diabetes gestacional, hipertensão, acidente vascular cerebral e doenças do coração.
Exercício físico: além de trazer todos os benefícios que a atividade física também traz, é eficaz para manter o controle do peso, redução dos sintomas depressivos, melhora da qualidade do sono e preservação da cognição. Também ajuda no tratamento e controle de diversas condições crônicas de saúde.
O melhor exercício físico é aquele que você gosta de praticar
Não pratique algo só porque é a moda do momento! Faça aquilo que você goste: nadar, correr, andar de bicicleta, entre inúmeras possibilidades.
Lembrando que cada pessoa conhece sua rotina e suas limitações. Caso você não tenha tempo ou condições financeiras para inserir uma rotina de exercício físico específico, você pode ter um dia a dia mais ativo: escolha subir as escadas em vez de utilizar o elevador, evite ficar longos períodos sentado. Ou até mesmo, caso utilize transporte público, desça um ponto antes e caminhe um pequeno trecho até sua casa. Inclua pequenas mudanças dia após dia e você terá efeitos positivos. Comece hoje, faça por você!
Fonte: MINISTÉRIO DA SAÚDE <https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/eu-quero-me-exercitar/noticias/2021/exercicio-fisico-x-atividade-fisica-voce-sabe-a-diferenca#:~:text=J%C3%A1%20o%20exerc%C3%ADcio%20f%C3%ADsico%2C%20al%C3%A9m,controle%20de%20diversas%20doen%C3%A7as%20cr%C3%B4nicas. > Data de acesso: 05 de janeiro de 2023, às 11:00.
GUEDES, Dartagnan Pinto; GUEDES, Joana Elisabete Ribeiro Pinto. Atividade física, aptidão física e saúde. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, v. 1, n. 1, p. 18-35, 1995.
PITANGA, Francisco José G. Epidemiologia da atividade física, exercício e saúde. São Paulo, 2001.