InícioDestaqueHipertensão x inverno

Hipertensão x inverno

Chegou o frio e a pressão arterial como fica?   

É preciso atenção redobrada à pressão arterial durante os dias mais frios do ano. Quando as temperaturas caem, ela tende a subir e o aumento da pressão arterial facilita o desprendimento de placas de gorduras do interior das artérias, podendo bloquear tanto o fluxo de sangue para o coração, quanto para o cérebro. Segundo o Instituto Nacional de Cardiologia, durante o inverno o número de infartos cresce, em média, 30% e os de AVC, 20%.  

Por que a pressão arterial aumenta no frio?

  1. Nos dias frios, o organismo se esforça para manter o calor interno do corpo. Como mecanismo de defesa para manter o corpo aquecido, as paredes dos vasos sanguíneos se contraem. Quanto maior é a dificuldade do sangue circular, o coração precisa fazer mais força para mandar o sangue para as extremidades do corpo. 
  2. O metabolismo fica mais acelerado para evitar a perda de calor, a fim de proteger e manter o funcionamento dos órgãos vitais internos.  
  3. No frio, transpiramos menos e assim há maior retenção de líquido na nossa circulação.  
  4. O consumo de água é menor no inverno, fazendo com que haja desidratação. O sangue se torna como consequência mais denso e viscoso, coagulando com mais facilidade. 

Todos esses fatores colaboram para o aumento da pressão sanguínea. Mas, não desanime!  

Alguns cuidados que ajudarão a manter sua pressão arterial sob controle:  

Mantenha-se aquecido: use roupas adequadas para o clima frio, como casacos, luvas, cachecóis e gorros, mesmo dentro de casa, assim o corpo consegue manter o calor.  

Hidrate-se adequadamente: beber água é importante em qualquer clima, incluindo o frio.  Certifique-se de beber bastante água, mesmo quando não está com sede.  

Alimente-se de forma saudável: tenha uma dieta equilibrada e nutritiva, rica em frutas, legumes, grãos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis. Evite alimentos processados, ultraprocessados e o excesso de sal.  

Mantenha a prática de exercícios regulares: o exercício físico regular é benéfico para a saúde cardiovascular, incluindo a pressão arterial. Não deixe de lado a rotina de atividade física, mesmo no clima frio. Se não for possível fazer atividades ao ar livre, considere alternativas em ambientes fechados, como caminhada em esteira, dança, entre outros.  

Gerencie o estresse: o estresse pode afetar a pressão arterial. Encontre maneiras saudáveis de lidar com o estresse, como praticar técnicas de relaxamento e respiração ou hobbies que você goste.  

Monitore regularmente a pressão arterial: é indicado que as pessoas com hipertensão façam pelo menos uma vez por semana a medição da pressão arterial (para saber se está bem controlada). No frio, a frequência e a atenção devem ser redobradas!  

Consulte um médico regularmente: Se você tem hipertensão ou outras condições crônicas de saúde, não deixe de manter um acompanhamento regular com seu médico. Eles podem ajustar sua medicação, se necessário, e fornecer orientações personalizadas para você cuidar da sua pressão arterial.   

Lembre-se de tomar os medicamentos de uso contínuo conforme a prescrição médica recebida.  

Eu não tenho hipertensão, preciso ter algum cuidado?

Em mais de 90% dos casos, a hipertensão arterial é uma doença silenciosa, que pode estar presente durante anos de forma assintomática. No inverno, a pressão arterial pode ficar alterada e apresentar sintomas e é importante buscar atendimento médico mesmo que você não tenha sido diagnosticado com hipertensão.  

Você já aferiu a sua pressão hoje?

Todo indivíduo adulto, mesmo que não tenha nenhuma condição crônica de saúde diagnosticada, deve pelo menos uma vez a cada um ou dois anos medir sua pressão arterial. Se a pessoa tiver obesidade, for fumante, tiver diabetes ou histórico familiar de hipertensão arterial, é recomendado que a pressão arterial seja medida com uma periodicidade de duas vezes por ano.  

Cuide-se e ajude a disseminar informações sobre a importância dos cuidados com a pressão arterial no inverno! 

 

Carla Sousa Guedelha

Enfermeira da Família – COREN/SC 524.790 

 

Henrique de Azevedo

Médico – CRM-PI: 6463 

 

Priscila Muller

Enfermeira – COREN 114879 

 

 Fontes: 

Instituto Nacional de Cardiologia (https://inc.saude.gov.br/)  

Ministério da Saúde (https://www.gov.br/saude/pt-br)  

ASSUNTOS RELACIONADOS