InícioDicas de saúdeMamografia em mulheres com próteses mamárias

Mamografia em mulheres com próteses mamárias

Quem tem prótese ou implante de mama pode fazer mamografia?
Sim. A realização da mamografia em mulheres com implante de silicone ainda é um assunto que gera dúvidas e inseguranças entre a população feminina, que deseja inserir ou já possui prótese. Saiba que o rastreamento é de fundamental importância, tanto para as pacientes que possuem implantes mamários quanto às que não possuem. As indicações e a frequência do rastreamento do câncer de mama são as mesmas que as mulheres sem implantes: realizar mamografia dos 50 aos 69 anos a cada 2 anos, para todas as mulheres com risco habitual.

Cuidados no momento do exame de mamografia

De forma geral, se considera que a mamografia seja muito segura para os implantes. Embora extremamente raro, você precisa saber que existe a possibilidade de que a mamografia cause danos aos implantes ou próteses. A mamografia requer a compressão da mama para otimizar a demonstração de lesões. Essa compressão atua sobre os implantes e os tecidos mamários adjacentes a ele e há descrições ocasionais de roturas, vazamento, deslocamentos ou rotações das próteses/implantes associados à mamografia. Sendo assim, há cuidados específicos e eficazes na manipulação da mama dentro do aparelho de mamografia evitando que isso ocorra:

1 – Sempre informar previamente a presença do implante, data de implantação e a existência de alguma queixa correlacionada. Embora as próteses mamárias não aumentem o risco para o Câncer de Mama, interferem na avaliação de rotina por mamografias porque podem dificultar a detecção do câncer de mama – próteses e implantes são radiopacos e, portanto, podem obscurecer lesões – retardando, assim, o diagnóstico. Informando o profissional, ele poderá realizar as orientações e ajustes necessários para que o exame seja realizado de forma adequada.

2 – A Manobra de Eklung. Quando mulheres com implantes fazem mamografia, usa-se manobras para expor a maior quantidade possível de tecido mamário (esse procedimento é conhecido por manobra de Eklund). Esta manobra tem por objetivo diminuir a influência do silicone na visualização do tecido mamário, pois permite que a compressão seja feita apenas sobre o tecido mamário. Saiba que isso resulta na realização de radiografias adicionais em comparação a mulheres que não tem implantes.

3- O aparelho de mamografia é ajustado para exercer menor pressão sobre as mamas, diminuindo o risco de ruptura.

4 – Ter em mãos todos os exames anteriores relacionados à mama (filmes e laudos) para que o profissional possa realizar a análise comparativa.

Não deixe de realizar o acompanhamento de rotina

O câncer de mama é o que mais acomete as mulheres. Mas, está bem estabelecido o valor do rastreamento mamográfico na redução da mortalidade por câncer de mama. Como descrito acima, as mulheres que possuem implantes também se beneficiam desse rastreamento, embora haja alguns pontos específicos a serem observados. Procure seu profissional de saúde e mantenha seus exames em dia! Prevenir é se amar!

 

 

Referências: Análise da mamografia em mulheres com próteses mamárias de silicone na investigação do câncer: uma revisão integrativa da literatura. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.5, p. 51147-51170 may. 2021 Colégio Brasileiro de Radiologia (https://cbr.org.br/); FEBRASGO (https://www.febrasgo.org.br/pt/noticias/item/319-consideracoes-sobre-realizacao-de-mamografia-em-portadoras-de-proteses-e-implantes)

ASSUNTOS RELACIONADOS