InícioDicas de saúdeMinistério da Saúde estima que 6,4 milhões de crianças têm excesso de...

Ministério da Saúde estima que 6,4 milhões de crianças têm excesso de peso

Em um estudo encomendado pelo órgão em 2022, foi identificado que uma em cada 10 crianças brasileiras de até 5 anos está com o peso acima do ideal: são 7% com sobrepeso e 3% já com obesidade.

A prevenção da obesidade infantil é uma prioridade na saúde

No dia 03 de junho é celebrado o Dia da Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infantil, a data é uma forma de dar visibilidade ao tema e informar a população sobre os cuidados necessários para combater a doença. A obesidade é considerada um dos maiores problemas de saúde pública pediátrica e está associada a complicações múltiplas, correm riscos de desenvolverem doenças nas articulações e nos ossos, diabetes, doenças cardíacas, esteatose hepática, câncer, síndrome da apneia obstrutiva do sono, inflamação crônica e problemas psicológicos. 

A prevenção da obesidade infantil é uma prioridade na saúde e deve ser iniciada no período pré-natal, mantendo o ganho de peso adequado durante a gravidez. Também é aconselhável introduzir amamentação adequada e alimentação complementar, promover brincadeiras ativas, evitar um estilo de vida sedentário, garantir sono suficiente e aderir uma alimentação saudável.

A obesidade infantil é resultado de uma série complexa de fatores genéticos e comportamentais, porém os maiores responsáveis pelo aumento de peso entre as crianças brasileiras são os alimentos ultraprocessados, como sucos de caixinha, refrigerantes, biscoitos recheados, salgadinhos, macarrão instantâneo. Segundo Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), o Brasil passa há alguns anos por um processo de mudança no ambiente alimentar. Antes muitas famílias tinham dificuldade de acesso a alimentos prontos ou industrializados, hoje eles se tornaram mais baratos e disponíveis.

Uma reeducação alimentar para toda a família pode ser o primeiro, e mais importante passo para o combate à obesidade infantil.

Evitar o consumo dos alimentos ricos em gorduras saturadas e açúcares é fundamental para que todos consigam manter a rotina de uma alimentação saudável. A alimentação da criança deve ser composta por alimentos in natura ou minimamente processados de diferentes grupos, por exemplo, feijões, cereais, raízes e tubérculos, frutas, legumes e verduras, carnes.

O tratamento e acompanhamento das crianças com excesso de peso envolvem vários aspectos e é sobretudo comportamental, enfocando na reeducação nutricional e em mudanças no estilo de vida. O acompanhamento nutricional é de grande importância para orientação adequada dos alimentos e nutrientes para cada fase da vida.

Thaize Lorena Soares Sena – Nutricionista – CRN 5 4614

Fontes:

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primaria à Saúde. Departamento de Promoção da Saúde. Guia alimentar para crianças brasileiras menores de 2 anos / Ministério da Saúde, 2019.

Diretrizes Brasileiras de Obesidade – 2016. ABESO. Disponível em: https://abeso.org.br/diretrizes/. Acesso: 06/03/2023

O impacto da Obesidade. Ministério da Saúde, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/eu-quero-ter-pesoo-impacto-da-obesidade#. Acesso em: 06/03/2023.

ASSUNTOS RELACIONADOS