InícioDicas de saúdePlanejamento reprodutivo: já ouviu falar?

Planejamento reprodutivo: já ouviu falar?

Planejar nossa vida reprodutiva é um direito reservado por todo mundo e vai muito além de um planejamento familiar, como chamávamos antigamente! O planejamento reprodutivo remete aos nossos direitos de escolhas, acesso e meios de informação qualificadas para que possamos traçar nossas metas. Planejar sua reprodução, seja você mulher ou homem, é importante destacar que inclui tanto métodos para não engravidar quanto para conseguir engravidar.

Existem disponíveis vários métodos, porém nenhum deles são considerados 100% eficaz e isento de efeitos colaterais. Não existindo a escolha perfeita, é necessário que o método seja escolhido pela mulher o qual ela se sinta mais confortável e que melhor se adaptará ao seu estilo de vida. Atualmente o único método contraceptivo masculino, não definitivo, é a camisinha e ainda fornece proteção contra as infecções sexualmente transmissíveis (IST).

Se não existe método 100% eficaz, qual a melhor estratégia para não engravidar? Aconselhamos associar dois métodos, porém, necessário que passe por uma avaliação individual com seu profissional de referência para saber quais são os melhores de acordo com sua condição de vida. Importante não usar o método indicado pela vizinha ou amiga, já pensou que as vezes não é o melhor para você?

O método que é indicado pela sua alta eficiência, além da proteção contra as IST, são as camisinhas, seja ela feminina ou masculina. Além desse, temos outros no mercado como: anticoncepcionais orais e injetáveis, adesivo contraceptivo, anel vaginal, implantes e os dispositivos intrauterinos (DIU de cobre ou hormonal). A efetividade do método dependerá da adesão adequada, associada a um acompanhamento individualizado. Algumas condições como idade, doenças pré-existentes (hipertensão, diabete, doença cardíaca e etc), IMC ou até interações medicamentosas, são exemplos de condições que podem interferir na qualidade do método.

Você já tinha se perguntado se seu estilo de vida interfere diretamente no método contraceptivo ou para sua concepção? Se não, fica a dica e procure sua equipe de saúde para escolherem qual é o melhor para você!!

Brunna Costa e Silva –Enfermeira Educadora em Saúde

 

Referência: OMS. Planejamento familiar: um manual global para profissionais e serviços de saúde. Disponível em: http://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/44028/9780978856304_por.pdf;jsessionid=A4EB7FBDE75F93B5E377857EA1FA0A76?sequence=6. Acesso dia 25/07/2022.

ASSUNTOS RELACIONADOS