InícioDicas de saúdeJá pensou em fazer um detox digital?

Já pensou em fazer um detox digital?

Ter acesso à internet hoje em dia tornou-se praticamente uma necessidade básica. Mas o uso em excesso pode trazer diversos malefícios para nossa saúde.

Uma pesquisa da Nielson Company, nos Estados Unidos, mostrou que o uso excessivo da tecnologia pode estar associado a aumento dos níveis de estresse, problemas de sono e sintomas depressivos.

Foto: Luis Molinero/Freepik

Pesquisas mostram que o tempo médio de uso do celular dos brasileiros é de aproximadamente 5 horas diárias! Você já teve curiosidade em saber quanto tempo utiliza diariamente? Alguns aplicativos podem dar essa informação e ter conhecimento disso pode ser um bom indicador para repensar seus hábitos.

Reflita: o quanto você deixa de viver o momento presente porque está focado em redes sociais, notícias ou conversas on-line? Trocar o mundo digital pelo mundo real pode trazer grandes benefícios!

Algumas dicas podem ajudar:

– Garanta algumas horas “off-line” todos os dias. Estabeleça um horário para desligar o celular à noite e ligue novamente pela manhã. Não caia na tentação de ficar no celular antes de dormir ou dar uma espiada quando, por algum motivo, acordar na madrugada. Isso prejudica a qualidade do seu sono.

– Desligue seu celular na hora das refeições, concentre-se no seu alimento e no que acontece à sua volta.

– Diferencie momentos de trabalho e momentos de descanso. Evite acessar conteúdos do trabalho fora do horário destinado a isso e vice-versa.

– Limite o tempo de uso nas redes sociais.

Passar um dia inteiro longe do celular, desfrutando do momento presente pode ser incrível. Que tal experimentar?

 

Patrícia Sanches -Psicóloga – CRP: 12/12953

ASSUNTOS RELACIONADOS