InícioDicas de saúdeA SAÚDE DO HOMEM E O AUTOCONHECIMENTO - INDO...

A SAÚDE DO HOMEM E O AUTOCONHECIMENTO – INDO ALÉM DOS EXAMES PREVENTIVOS

Melhor que detectar precocemente doenças como o câncer de próstata seria prevenir o seu desenvolvimento, certo?

Atualmente, estima-se que de cada 6 homens, 1 desenvolverá o câncer de próstata.

Por mais que cientificamente, até o momento, não haja um método ou uma prática que garanta que um homem se livraria de um dia ser diagnosticado com este mal, existe o consenso entre os especialistas de que o avançar da idade e o excesso de gordura corporal estão entre os principais fatores de risco para esse desfecho.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), este pode ser considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos

Se sabemos que a expectativa de vida da população se eleva progressivamente, ao mesmo tempo em que os índices de sobrepeso e obesidade também avançam com vigor, acende-se um alerta para a necessidade de reflexão de como será a qualidade de vida no envelhecimento masculino.

O controle do peso corporal com um mínimo de equilíbrio entre massa gorda e massa livre de gordura pode parecer uma missão complexa, mas esta pode sim ser considerada uma estratégia favorável de redução riscos e danos causados a quem apresenta um percentual elevado de gordura e, com isso, sofre com um quadro de inflamação de baixo grau causado por peptídeos bioativos do tecido adiposo, conhecidos como adipocinas.

Lançamos então o desafio ao homem: manter-se atento não apenas a eventuais sinais e sintomas de desconforto, mas indo além ao controlar os seus números com alguma regularidade, como as medidas de diâmetro da circunferência abdominal e do pescoço, pois esses são reconhecidos como preditores de risco cardiometabólico por excesso de gordura corporal.

Você conta com profissionais de saúde de referência que o ajudam a se conhecer e a se cuidar melhor?

Lembre-se de que os seus resultados futuros em saúde são construídos pelas escolhas atuais!

 

Everson Bertazo – Enfermeiro AIS – Coren/SC 134.791

 

Referência: CÂNCER de próstata. INCA. Disponível em: https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-prostata. Acesso em: 29 out. 2020.

ASSUNTOS RELACIONADOS