segunda-feira, agosto 15, 2022
InícioDicas de saúdeAlimentação: já ouviu falar em disbiose intestinal?

Alimentação: já ouviu falar em disbiose intestinal?

disbiose intestinal

Você já ouviu falar em Disbiose Intestinal?! O que será isso? A disbiose intestinal é um desequilíbrio na flora bacteriana intestinal. A flora intestinal é composta por um grupo de bactérias que vivem no intestino. Esses microrganismos são responsáveis por auxiliar vários processos, como a digestão de alimentos e a absorção de nutrientes, além de combater o aparecimento de doenças.

Quando ela ocorre, é sinal de que existe uma variação na quantidade e na distribuição de bactérias presentes no intestino. A principal causa da disbiose é a alimentação rica em proteína, gordura ou baixa em fibras, mas pode também ser causada por fatores como uso de alguns medicamentos ou estresse.

Em alguns casos, a alteração da flora intestinal pode causar sintomas passageiros como náuseas, gases, vômitos, azia, diarreia ou prisão de ventre e, quando ocorre por muito tempo e não é tratada, pode piorar e aumentar o risco da pessoa desenvolver intolerância à lactose, doença celíaca ou síndrome do intestino irritável.

Para tratar a disbiose intestinal, e até mesmo evitar que aconteça o desequilíbrio da flora intestinal, deve-se adotar uma dieta equilibrada, com boa quantidade de fibras.

Aumente a ingestão de frutas e hortaliças, e inclua alimentos probióticos na rotina, como iogurte natural e leite fermentado.E, assim como saber o que comer, também é importante saber o que não comer, concorda?

Evite o consumo de açúcares refinados, farinhas refinadas, bebidas alcoólicas, frituras e outros alimentos muito gordurosos.

Segundo Carla Tomáz em seu artigo de revisão sobre a importância da nutrição na disbiose e saúde intestinal, apresentar um intestino saudável é fundamental para o bem-estar de um indivíduo, além de contribuir na prevenção de doenças e exercer um importante papel no sistema imunológico. Alterações na permeabilidade intestinal e a disbiose intestinal podem ser resultantes de uma nutrição inadequada. A alimentação saudável é uma grande aliada na saúde intestinal, pois auxilia na recuperação e conservação da saúde.

Alimentos funcionais, prebióticos e probióticos trazem benefícios fisiológicos e ajudam na melhoria da microbiota intestinal. Portanto, seria muito interessante que passássemos a observar mais a qualidade de nossa alimentação, proporcionando um funcionamento saudável. Que tal pensar sobre isso?

Débora Florêncio – Nutricionista – CRN 22261

Fonte: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/nutricao/nutricao-na-disbiose – Acesso em 22/abril/2022

ASSUNTOS RELACIONADOS