sexta-feira, janeiro 21, 2022
InícioDicas de saúdeComida é encontro

Comida é encontro

Em um contexto moderno com tantas informações sobre alimentação saudável e diversas regras sobre o que comer, vale lembrar que a alimentação é mais do que a ingestão de nutrientes. Comer diz respeito também à combinação dos alimentos entre si, como eles são preparados, às características relacionadas ao modo de comer e às dimensões culturais e sociais da alimentação.

sim natal 2021

A qualidade da alimentação em termos nutricionais tem a sua importância. Uma alimentação baseada em alimentos in natura, ou seja, aqueles que não sofreram grandes modificações após terem deixado a natureza, favorece a saúde e o bem-estar. Mas além da importância do que se come, a maneira de comer e o significado que a alimentação tem para cada pessoa também integram uma alimentação saudável.

A comida traz lembranças. Existem receitas que são passadas de geração em geração, que lembram a mãe ou a avó e que agregam afeto ao comer.

A comida também é celebração, principalmente nesta época festiva em que estamos encerrando mais um ano. Os pratos típicos presentes nas ceias e as mesas fartas caracterizam a celebração das famílias em uma ocasião repleta de significados.

Perceber a comida como tendo funções e significados que vão além da ingestão de nutrientes ajuda a ter uma relação mais harmoniosa com a alimentação, compreendendo que cada alimento tem o seu contexto.

O próprio ato de cozinhar é uma boa maneira de ter mais consciência da alimentação. Preparar alimentos exige uma presença que consiste em estar no aqui e agora. Cozinhar é um momento de conexão e cuidado consigo mesmo e com aqueles que serão alimentados.

Na rotina agitada dos tempos atuais, muitas vezes não paramos para saborear a comida e as ocasiões em que ela está presente. Comer com mais consciência, saindo do piloto automático, favorece o equilíbrio alimentar e ajuda a evitar os excessos. É possível encontrar um espaço na rotina moderna para se nutrir com equilíbrio. Seguem algumas dicas para comer com mais consciência:

– Pense no caminho que o alimento faz para chegar na mesa. Desde o momento do cultivo, colheita, transporte, existe um longo percurso e muitas pessoas envolvidas para que possamos nos alimentar.

– Entenda o seu corpo como um sistema e observe como ele reage ao que se come. Os alimentos que ingerimos alteram nossa disposição, o funcionamento intestinal e até o nosso humor. Busque fazer conexões sobre como alguns alimentos interferem no seu bem-estar.

– Desfrute do sabor do alimento. Coma pausadamente, sentindo como o alimento muda as sensações do seu corpo. A sensação de fome vai dando lugar à saciedade e dar a si mesmo tempo de perceber isso ajuda a comer em quantidades adequadas.

Aproveite as celebrações à mesa com leveza e tranquilidade, escolhendo as opções que você deseja saborear e desfrutando o momento e as companhias.

Cinthia Monteiro da Silva – Nutricionista | CRN10 7639

Fontes:
BRASIL. Ministério da Saúde. Guia Alimentar para a população brasileira. 2ª edição, Brasília/DF, 2014. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf. Acesso em: 26 nov. 2021.

ZANELATO, Débora. Comida é encontro. Vida simples, mai. 2020. Disponível em: https://vidasimples.co/transformar/comida-e-encontro/. Acesso em: 26 nov. 2021.

Artigo anteriorPercepção do tempo
Próximo artigoFechamento do ano
ASSUNTOS RELACIONADOS