sábado, agosto 13, 2022
InícioDicas de saúdeDicas para a alimentação na gestação

Dicas para a alimentação na gestação

A alimentação equilibrada é um hábito recomendado para toda a vida. Durante a gestação, a responsabilidade quanto à alimentação aumenta, uma vez que implica diretamente no perfeito desenvolvimento do bebê, sendo fundamental para que a evitar doenças comuns, aumento do peso de forma adequada e garanta nutrientes para o desenvolvimento saudável de seu bebê.alimentacao gestacao

Os alimentos mais indicados para que a mulher tenha uma gestação saudável são os  alimentos naturais, ou seja, devido à grande quantidade de vitaminas, proteínas e outras substâncias essenciais para o funcionamento do metabolismo e desenvolvimento do bebê.  A alimentação deve ser rica em cereais integrais, frutas, verduras, legumes, leites e derivados, além de carnes brancas e magras. É muito importante que a mulher prepare seus alimentos grelhados ou no vapor. Dessa maneira, evitando a ingestão de alimentos processados, frituras e alimentos crus. Alguns alimentos também devem ser evitados, seja por conter toxinas que podem afetar o bebê ou pelo risco de bactérias que podem enfraquecer o sistema imunológico, causando danos ao bebê. Existem também alguns alimentos proibidos, uma vez que podem causar grandes riscos à mãe e ao bebê. Entre eles está a ingestão de carnes cruas, peixes crus, ovos e mariscos crus, pelo risco de intoxicação alimentar e  toxoplasmose, e também a ingestão de bebidas alcoólicas.

Com a alimentação adequada, a mãe fornece durante sua gestação os nutrientes necessários para o desenvolvimento eficaz do feto e reservar energia para a amamentação. Assim, ofertando também as substâncias adequadas para que o bebê cresça fortalecido.

Priorizar uma boa alimentação na gravidez é uma excelente forma de ajudar a mulher a desenvolver novos hábitos alimentares que podem permanecer após o parto, além de proporcionar qualidade de vida para mãe e oportunidade de introduzir uma alimentação equilibrada na vida do bebê desde cedo.

Segundo a médica nutróloga da ABRAN – Associação Brasileira de Nutrologia, Dra. Eline Soriano, “Manter um estado nutricional adequado e um ambiente intrauterino saudável são fatores que contribuem para o bom desenvolvimento fetal”, ressalta.  Assim, uma alimentação à base de proteína, ômega 3, cálcio, fibras e ferro é recomendada em primeiro lugar.

Pensando no ganho de peso durante a gestação, este deve ser suficiente para promover o desenvolvimento fetal completo e também para armazenar nutrientes adequados no organismo materno para o aleitamento. Nenhuma mulher deve perder peso durante a gravidez, independente do seu Índice de Massa Corporal (IMC) antes de engravidar, em caso de dúvidas é necessário acompanhamento com o médico de referência ou a nutricionista.

Sendo assim, quero convidar você, futura mamãe, a cuidar de sua alimentação e garantir uma gestação tranquila e cheia de saúde para você e seu bebê. Vamos começar?!

Débora Florêncio – Nutricionista de APS – CRN – 22261

 

Referencia: http://abran.org.br/2018/04/24/para-ter-uma-boa-gestacao-aposte-em-uma-alimentacao-balanceada/?gclid=EAIaIQobChMI7bjVssLm9wIVReVcCh1m9Ah0EAAYASAAEgJc4PD_BwE – Acesso em 17/05/2022

ASSUNTOS RELACIONADOS